- Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 27/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Campanha da Fraternidade, evento realizado pela igreja católica desde 1962, busca trazer à tona, anualmente (Vírgula) temas que precisam ser debatidos no coletivo. Em 2017 “ Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa à vida” tem como discussão a importância da natureza para sobrevivência e evolução humana. Tal destaque dado pela Campanha da Fraternidade evidencia a necessidade de preservar o meio ambiente, ato que, apesar de fundamental (Vírgula) não é tão reconhecido na atualidade. (Reestruture as ideias do parágrafo de introdução) 

Destarte, é necessário entender a importância de preservar o ecossistema . Em um contexto de temperaturas elevadas, secas prolongadas e chuvas severas, simples atos como: não desperdiçar água, economizar energia e dar ao lixo um destino correto, não se mostra só importante, mas essencial para amenizar os efeitos do aquecimento global (Desenvolva essa ideia no texto, pois está limitada). Mário de Andrade, importante poeta e do século XX, já confirmou essa relevância quando afirmou que em tempos de céus de cinzas e chumbos nós precisamos de árvores desesperadamente verdes. Entretanto, é fácil perceber que tal necessidade não é tão reconhecida e deixada de lado no nosso país. 

Dessarte, apesar de apontado como crucial por Mário de Andrade, tal papel de preservação não é uma prioridade hoje. Visto que, (Sem vírgula) o intenso anseio pelo desenvolvimento socioeconômico necessita de novos padrões de produção e consumo, todo olhar voltado para a natureza tem um único sentido: a exploração de matéria-prima. De fato, o uso dos recursos naturais é fundamental para a existência humana, entretanto, quando extraído de forma irregular, pode acarretar em várias consequências. Prova disso, foi a tragédia ocorrida no ano de 2015,em Mariana (MG), após o rompimento de uma barragem (fundão) da mineradora Samarco.

Fica claro, portanto, que apesar de crucial, a necessidade de cuidar da natureza não tem sido posto em prática, sendo necessário não só entender essa importância, mas também encontrar meios que impeçam a sua deterioração. Nesse sentindo, o Ministério do Meio Ambiente deve propor estratégias econômicas, de forma que as empresas desenvolvam projetos sustentáveis e aquelas que apresentarem resultados significativos na redução dos impactos ambientais, em torno de um ano, recebam um papel de destaque e parcerias com outros setores produtivos. Outrossim, em um sentindo de valorização, a mídia e a escola deve transmitir informações e conhecimento (Pleonasmo), promovendo discussões e conscientização da população. Só assim, pouco a pouco, as pessoas entenderão a relevância de preservar o meio em que se vive.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, mas algumas precisam ser mais discutidas no parágrafo de conclusão e desenvolvimento. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200