POR QUE PRESERVAR E CONSERVAR? - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 27/10/2017

Status:

Corrigida
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Com o advento da Revolução Industrial, a Humanidade começou a produzir e consumir cada vez mais, ao passo em que aumentou também a degradação ambiental. Por conta da visão de crescimento econômico, muitas vezes as questões ambientais são deixadas para trás. Mas, com a falta de cuidado ao com o  meio ambiente o aquecimento global, o descontrole biológico e as taxas de ameaças à extinção aos de animais vêm crescendo anualmente. (Desenvolva mais)

Segundo dados de uma pesquisa realizada esse ano pela WWF (World Wide Fund for Nature) juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, as mudanças climáticas tem intensificado a vulnerabilidade de desastres naturais relacionados às secas. De acordo com essa pesquisa, áreas com climas seco e quente vêm tornando suas condições climáticas mais intensas, como foi constatado no semiárido brasileiro (Vírgula)  provocando assim, (Sem vírgula) um sério descontrole biológico no comportamento de plantas e animais, e regiões frias e chuvosas vem sofrendo impactos contrários no tempo, como por exemplo na região Sudeste, onde a população passou por um prolongado período de estiagem e seca (Quando?), que não é característico da região.

O desmatamento também é outro fator de preocupação relacionado ao meio ambiente, pois com essa crescente ação antrópica os biomas sofrem significativos riscos, como é o caso da Caatinga onde os Índices de desertificação se intensificam cada vez mais, e da Amazônia que vem perdendo anualmente animais para a lista do Ibama de espécies ameaçados à extinção. (Limitado. Desenvolva mais)
 
Outro grande problema é a degradação dos solos por conta do acúmulo de resíduos sólidos nas cidades. De acordo com pesquisas realizadas por meio de coletas de lixos em rios e cidades do estado de São Paulo nos últimos anos, constatou-se que a população descarta muitas garrafas PET nas ruas, um tipo de material sólido que pode ser reutilizado e reciclado (Vírgula) quando na verdade está sendo descartado de forma indevida, além de estar contribuindo para provocar enchentes nas cidades (Vírgula) uma vez que esse material entope os bueiros, valendo lembrar ainda que há falta de coleta seletiva.

Como disse a ativista ambiental canadense Severn Suzuki na Eco 92: “A Humanidade precisa parar para pensar no futuro das próximas gerações”. Para tanto, é necessário que os governos (Federal, Municipais e Estaduais), (Sem vírgula) invistam em educação ambiental dentro das escolas e creches, porque torna-se necessário ensinar as pessoas desde crianças as importâncias do meio ambiente e dos recursos naturais (Proposta muito vaga). Além disso, faz-se necessário criar mais Unidades de Conservação, e melhorar o plano de manejo e fiscalização das que já existem, porque são as Unidades de Conservação uma das soluções que ajudam a preservar e conservar a biodiversidade do país. Outro ponto muito importante também é trabalhar a sensibilidade ambiental na sociedade por meio de políticas públicas (Muito vago).
 

Comentários do corretor


"Por que preservar e conservar (Pleonasmo)?". Boas ideias, mas faz-se necessário um projeto de texto para auxiliar a delimitar as discussões. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200