No que se refere ao meio ambiente, notamos nota-se que a falta de água e as queimadass são as causas que mais ocorrem em nosso no dia a dia. Com a falta de água muito elevada (Vírgula) a plantação está secando, os animais morrendo, assim, (Sem vírgula) fica cada vez mais preocupante (Vírgula) uma vez que precisamos precisa-se das plantações e alguns animais para nosso próprio consumo alimentar. As queimadas vêm também se destacando, com o tempo seco o fogo aparece em varias regiões do Brasil, trazendo mortes e destruição por onde passa (Vírgula) e se alastrando facilmente por onde começa. (Reformule e apresente a proposta de intervenção, uma vez que as ideias do parágrafo de introdução estão confusas)
Tendo em vista o quanto a falta de água está evidente, uma coisa leva a outra, sem as chuvas as águas secam, com as secas o calor aumenta com o calor o teor de incêndios cresce, então, como apagar o fogo sem a água? (Reformule. Desenvolva os argumentos)
É possível afirmar também que em muitas das regiões brasileiras (Quais? Cite-as) os maiores causadores desses desastres são as próprias pessoas, (Sem vírgula) que não se concretizam conscientizam que necessitam da água, com os grandes gastos (muitas vezes em coisas (O que são coisas?) não tão importantes), plantações de eucalipto que também há a afeta, não só os gastos da água como muitas das vezes também elas que provocam o incêndio, quando vão simplesmente queimar um lixo e com os fortes ventos o fogo se espalham facilmente. (Problemas no desenvolvimento das ideias centrais)
Com isso, percebemos percebe-se que o meio ambiente pede socorro, portanto, (Sem vírgula) seria de grande importância se as pessoas reivindicassem seus diretos, correndo atrás (Evite esse tipo de construção) de ONG's que ajudam na preservação do meio ambiente, procurando informar a população da importância e do perigo que elas correm (Proposta vaga). É necessário, (Sem vírgula) que implantem nas escolas exemplos de atividades que ajudariam as crianças a solucionar os problemas diante delas, e assim, (Sem vírgula) ajudaria o meio ambiente que tanto preocupa a vida da sociedade
Comentários do corretor
Problemas na construção de sentido. Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |