A exploração do meio ambiente no solo brasileiro teve seu início no na era colonial, na qual a principal atividade econômica era a extração do Pau-Brasil pau-brasil, período denominado de “1º ciclo econômico”. Mais tarde, a intensificação desse método ocorreu devido a outro evento, nomeado de “Revolução Industrial”, processo que estimulou a migração das pessoas do campo à cidade e impulsionou a busca pela expansão de centros urbanos com a construção de casas e indústrias em espaços antes ocupados pela natureza. Através disso, houve um crescimento do desmatamento em grande escala, a fim de atender a demanda para criação de casas e de carvão, material utilizado na época para movimentar as máquinas. (Apresente a tese)
Levando em consideração este fato, em 2007 o Ministério do Meio Ambiente (MMA), (Sem vírgula) instaurou o decreto de número 6.101, que visava a melhoria da qualidade ambiental por meio da preservação, conservação da biodiversidade e florestas, utilização sustentável de ecossistemas e dos recursos naturais, sendo proibida a retirada e derrubada de recursos destas áreas protegidas. Essa medida é muito significativa, pois abrange ecossistemas como a Mata Atlântica, floresta que ao longo dos anos vem sofrendo com a degradação provocada pelo homem e que atualmente possui somente 7% de sua vegetação original. Seu insistente desmatamento coloca em risco as vidas de diversas espécies endêmicas (Dê exemplos) e que estão ameaçadas de extinção.
Além dos impactos causados à fauna e a flora pela não preservação do meio ambiente, é notável também os danos ocasionados aos seres humanos, na o qual é tema retratado pelo cantor Lenine em sua canção “Quede Água”. Na música, ele aborda problemas como a poluição do ar e das águas, nos quais são elementos essenciais para a vida humana, a desertificação do sertão e a geração do processo intitulado de “Desenvolvimentos Sucessionais”, isto é, a savanização da Amazônia nas áreas desmatadas, situações que comprometem as comunidades locais que residem na área afetada e enfraquece a produção de carbono. Tais destruições quando iniciadas, (Sem vírgula) tornam-se impossíveis de serem revertidas a e recuperadas.
Em suma, é necessário que o Governo e os professores apoiem e ofereçam nas instituições de ensino, (Sem vírgula) aulas e palestras sobre educação ambiental e sustentabilidade, com a finalidade de ensinar maneiras corretas às crianças e adolescentes, (Sem vírgula) de se utilizar os recursos dispostos pela natureza e convencê-los a evitar atitudes vistas no cotidiano como descarte do alimento e de embalagens em local inapropriado e inserção de fogo em terrenos baldios (Proposta superficial). Urge, também a importância de combater e desestimular o consumismo desenfreado e que causa no planeta acúmulo de materiais tóxicos e que não se decompõe facilmente no meio–ambiente meio ambiente. Contudo, cabe ainda ao MMA ampliar e fiscalizar as áreas que estão sobre proteção, minguando assim as recorrentes degradações. Assim, o Brasil caminhará para um futuro na qual os cidadãos serão mais conscientes e será possível conciliar o desenvolvimento civil com a preservação ambiental.
Comentários do corretor
O texto apresenta ótimas ideias, mas algumas precisam ser mais desenvolvidas. Apresente a tese e desenvolva mais os argumentos apresentados. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |