Nosso Lar, Devemos Preservar - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 25/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É da natureza que tiramos é tirado elementos essenciais como ar que respiramos e a água que bebemos (Reestruture essa ideia, pois ficou estranho). Sem a preservação do meio ambiente fica insustentável a satisfação das nossas necessidades quem dirá (Evite esse tipo de construção) das gerações futuras. Ações antrópicas causam males irreparáveis e é por isso que a sustentabilidade é um assunto tão importante. Assim como devemos deve-se manter nossa casa em ordem temos que cuidar do planeta. (Reestruture)

Fenômenos naturais como o efeito estufa e os furações são intensificados pela industrialização predatória que temos tem sido vivenciada nos últimos tempos. A queima de combustíveis fósseis libera gases que retêm o calor solar fazendo com que a temperatura média global suba. Isso compromete várias formas de vida que podem até extinguir. (Desenvolvimento limitado)

Na nossa intimidade temos o cuidado (Evite esse tipo de construção) de não deixar lixo espalhado pela nossa casa, promovendo um ambiente limpo e ventilado o que colabora para a manutenção de um bom estado geral de saúde (Reestruture essa ideia). Com a Terra o pensamento precisa ser o mesmo. Não existe o “jogar fora” (Vírgula) uma vez que este rejeito vai prejudicar alguém em algum lugar. Esse alguém pode ser nós mesmo (Evite esse tipo de construção). Um lixo que queimamos no lote vago ao lado pode gerar gases que em contato com a água da chuva provoca acidez matando fauna e flora. (Reformule, pois não obedece a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

Preservar nossa casa, nosso ambiente é, portanto, antes de tudo, um autocuidado. O governo precisa exercer melhor a fiscalização e punição aos que descumprem as leis ambientais. Hoje poucos são os punidos e muito brandas são as penas. A mídia e a escola devem promover campanhas de consumo consciente educando a sociedade quanto ao imperativo de repensar conceitos, reduzir consumo, reutilizar rejeitos e reciclar o que não couber nas definições anteriores. Se for difícil conscientizar pelo bem de todos que façamos pelo menos em favor do eu. (Proposta superficial. Desenvolva)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     270


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200