Praticar as leis ambientais: uma solução para a economia e o meio ambiente - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 24/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Muito se tem discutido e pouco se tem feito quanto às boas práticas com o meio ambiente. Sabe-se que a superexploração ambiental causa impactos negativos nesse meio e que medidas sustentáveis podem contribuir para a harmonia da economia e o ambiente. Entretanto, tais condutas dificilmente são seguidas corretamente (Vírgula) o que propicia ao desequilíbrio ambiental (Vírgula) além de outras consequências ao ser humano.

O Brasil, mesmo após a devastação proveniente da colonização, ainda possui biomas com grande biodiversidade - com várias espécies de fauna e flora - e, com vistas na expansão do agronegócio no país esses cenários são considerados como hostpost, ou seja, apresentam grande grau de ameaça de extinção. (Desenvolvimento limitado)

Nos últimos quarenta anos notou-se que a produtividade das propriedades rurais triplicou, sendo que o agronegócio representa 21% do Produto Interno Bruto (PIB) no país de acordo com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil. E, (Sem vírgula) a expansão dessa atividade, consequentemente, gera impactos ambientais como: desmatamento, perda da biodiversidade, degradação e/ou contaminação do solo, geração de resíduos, contaminação da água e ar e esgotamento dos mananciais, visto que o seu sustento é a matéria-prima proveniente do meio ambiente.

Diante disso, nota-se a importância de se praticar as condutas exigidas nas leis ambientais para o desenvolvimento sustentável do agronegócio em virtude de beneficiar tanto o meio ambiente, com preservação da vegetação nativa e respeito das áreas de preservação permanente e biomas, quanto o rendimento econômico das empresas, com diminuição de gastos futuros para recuperação ambiental, multas fiscais, preparação de solo e medidas alternativas para fim de reservas dos mananciais, entre outros. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, uma vez que é apresentada de modo superficial)
 

Comentários do corretor


Desenvolva mais as ideias apresentadas no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200