Responsabilidade ambiental - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 24/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O desastre em Mariana, a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris e o consumismo inconsciente são exemplos de como o meio ambiente é observado pelas nações, uma fonte de capital e progresso. Contudo (Vírgula) por essa riqueza ser finita e indispensável para a dinâmica da vida no planeta, é necessário a sua preservação e manutenção. (Desenvolva mais as ideias centrais que serão discutidas ao longo do texto)

No documentário "Home - Nosso Planeta, Nossa Casa", dirigido por um ambientalista francês, é retratado como o desenvolvimento humano desordenou o ritmo natural da Terra, mediante a exploração exacerbada dos recursos, sem a devida compreensão da magnitude dos impactos ambientais. Isso ocorre devido ao fato de países, como os EUA, sobreporem a modernidade frente à conservação. (Ótima estratégia argumentativa, mas pouco desenvolvida)

Em uma sociedade consumista a problemática da poluição urbana (lixo e transporte), o desmatamento e a ausência de uma cultura de sustentabilidade são questões do cotidiano tratadas com irrelevância e leviandade (Por quê? Desenvolva essa ideia). Tendo como exemplo, (Sem vírgula) o desastre em Mariana e a penalidade branda submetida a empresa responsável.

É indubitável que a proteção ambiental é um tema a ser estudado e utilizado na prática, pois como afirma o economista João Bosco, a preservação é um compromisso com a vida. Com isso, é fundamental o investimento do Ministério do Desenvolvimento em conjunto com a iniciativa privada, em tecnologias de reciclagem e coleta seletiva, reduzindo os custos de produção. Ademais (Vírgula) a criação de mutirões ecológicos, visando o plantio de mudas em bairros e praças, por parte das escolas (Vírgula) é o princípio de uma cultura mais sustentável.


 

Comentários do corretor


Argumentos pertinentes ao tema, mas precisam ser mais desenvolvidos. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200