É de conhecimento geral as alterações que o meio ambiente vem sofrendo, o ser humano é o grande causador dos impactos ambientais enfrentados no presente momento, a ganância por dinheiro cegou o homem como um todo. (Desenvolvimento limitado. Apresente a tese)
O homem com suas atitudes inadequadas, (Sem vírgula) lança a todo tempo resíduos no meio ambiente, desmatando para construir, retiram produtos naturais do mesmo (Use quando houver sentido de igualdade) e colocam várias espécies de animais em extinção, não pensam que as gerações futuras dependem da natureza (Reestruture essa ideia) para terem um futuro, que crueldade destruir futuros de vidas que ainda nem nasceram. (Evite esse tipo de construção)
São diversos os fatores que contribuem para a destruição da natureza, como o uso sem freio de automóveis, o descarte das embalagens e restos de produtos (Quais? Dê exemplos) de modo impróprio, o desperdício de recursos naturais como a água (Vírgula) que é renovável e que recentemente esteve em escassez (Vírgula) e também o desflorestamento para a construção de moradias. (Reestruture e desenvolva as ideias centrais)
Lamentavelmente o ser humano está pensando apenas no presente e está esquecendo das gerações futuras (Evite esse tipo de construção argumentativa. Reestruture essa ideia), então é hora de olhar para a frente e as pessoas tomarem consciência e começarem a praticar simples ações como, (Sem vírgula) não jogar lixo nas ruas e rios, passar a usar a água unicamente o suficiente, reaproveitar materiais, e assim confeccionar novos materiais, pois com esses gestos (Vírgula) sem dúvida (Vírgula) ajudaria bastante a minimizar esses problemas. (Desenvolva a proposta, pois está superficial)
Comentários do corretor
Desenvolva mais as ideias apresentadas no texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |