- Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 23/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Revolução Industrial, ocorrida inicialmente na Inglaterra durante o século XVIII, trouxe grande inovação e aumento da produção. Concomitantemente a tal fato histórico, cresceu a problemática da imprudência quanto às questões ambientais, haja vista que para que a produção fosse ampliada houve uma extração em massa de recursos naturais e excessiva poluição. Na atualidade, a situação não é diferente: a preservação do meio ambiente ainda é um tema deixado de lado, sobretudo pelas indústrias, que tendem a priorizar somente o lucro. Dessa forma, é válido analisar a maneira como o meio ambiente vem sendo tratado no Brasil e como o descuido com a questão contribui negativamente para desenvolvimento do país.

Em primeira análise, cabe pontuar que o crescimento e a importância do agronegócio no território brasileiro corroboram para agravar o problema. Isso porque, em um prisma estritamente econômico o avanço do setor é positivo, contudo, em uma perspectiva ambiental nota-se que tal fato gera preocupação, tendo em vista os diversos impactos ambientais – desmatamento, geração de resíduos, degradação do solo, perda da biodiversidade etc. – causados pela superexploração da natureza. As consequências de tais impactos podem ser ratificadas, por exemplo, por meio da pesquisa realizada pela ONU – Organização das Nações Unidas – que revela que o desmatamento excessivo diminui a capacidade do solo de absorver as águas da chuvas, aumentando, desse modo, as inundações.

Outrossim, é valido salientar que, (Sem vírgula) ainda é muito comum o desrespeito às leis ambientais, em virtude da fiscalização ineficiente quanto ao cumprimento destas. Como consequência disso, nota-se que dificilmente se pune algum tipo de crime dessa ordem no Brasil e, quando isso ocorre, na maioria dos casos, as punições são brandas, as medidas de reparação exigidas não são colocadas em prática ou não conseguem recuperar a área degradada. Diante desse cenário, perpetuam-se por parte de muitas empresas uma cultura de valorização apenas do lucro, deixando-se de lado a importância do desenvolvimento sustentável, que visa melhorar a preservação do meio ambiente de modo a garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para atenuar o impasse. Torna-se imperativo que o Estado faça valer as leis ambientais já existentes, fiscalizando (De que maneira?) de forma eficiente e impondo punições mais severas àqueles que as descumprirem. A escola, instituição formadora de caráter, além de promover, junto à ONG’s, palestras com especialistas sobre o tema, com o fito de mostrar às crianças e jovens a importância do assunto, podem também utilizar as aulas de Geografia e Biologia para debater a relação entre economia e meio ambiente. Por fim, cabe aos cidadãos repudiar a degradação da natureza por meio de debates nas mídias sociais capazes de despertar a consciência quanto às questões ambientais.
 

Comentários do corretor


Ótimo texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200