A consciência não está sendo usada como deveria - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 22/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, Platão, (Dois pontos)  “O importante não é viver, mas viver bem”. Porém (Vírgula) tendo em vista a atual consciência humana, viver bem está uma tarefa cada vez mais difícil, pois não param para pensar que as atitudes de hoje terão consequências amanhã. Estão consumindo cada vez mais pensando apenas no conforto de hoje, e sem ter consciência das inúmeras doenças que podem ser causadas por um ar poluído. (Boas ideias, mas precisam ser reestruturadas)

Atualmente, sustentabilidade é uma palavra que não faz parte do dicionário de grande parte da população (Desenvolva essa ideia)pois consomem desenfreadamente (Vírgula) tendo em vista apenas o conforto de hoje. Segundo uma pesquisa divulgada nos veículos de comunicação, os carros são responsáveis por 90% da poluição do ar. Indubitavelmente os automóveis trazem diversos benefícios como facilidade de locomoção, como a comodidade, porém polui o meio ambiente de uma forma tão absurda  (Evite esse tipo de construção) que as gerações futuras possam ser tão prejudicadas sem ter meio de conseguir reverter à situação. 

A poluição do meio ambiente é um cenário tão grave que especialistas dizem que respirar o ar de São Paulo equivale a fumar dois cigarros por dia. Esse fato acarreta uma perda da capacidade pulmonar. Isso explica porque se morre mais de bronquite crônica, de asma, de enfisema pulmonar e de câncer de pulmão nas cidades poluídas. E as pessoas não têm em mente (Vírgula) muitas vezes (Vírgula) de que essa série de doenças é causada por uma preservação que elas não fazem, que advém de pequenas atitudes que não são tomadas no dia a dia, como ir ao um lugar próximo caminhando, trocar o carro por uma bicicleta, preservar árvores dos arredores, dentre outras.

Portanto, é necessário que as pessoas tenham consciência da importância da preservação do meio ambiente, pois quando se fala em preservar, não é apenas pensando no hoje, mas sim pensando nas gerações futuras, na saúde própria e do próximo. Portanto é imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente faça campanha sobre a preservação do meio ambiente com o objetivo de conscientizar os cidadãos de que pequenas atitudes podem mudar o atual cenário de degradação que se encontra. Também é de fundamental importância que o Ministério da Saúde divulgue a série de doenças causadas pela poluição do ar, afim a fim de que o ser humano comece a refletir o quão é importante preservar o meio ambiente, seja reduzindo a emissão de gases na atmosfera, seja plantando uma árvore ou até mesmo preservando as já existentes. (Proposta de intervenção superficial. Desenvolva mais)
 

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, mas precisam ser mais articuladas no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200