Mudar para preservar - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 22/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A preservação do meio ambiente é de extrema importância para o homem, sobretudo com seus hábitos cada vez mais consumistas. Ou seja, os recursos naturais, não renováveis, (Sem vírgula) são ainda mais explorados para satisfazer a demanda. Assim é crescente a destruição do meio ambiente, com consequências irreversíveis, que interferem na qualidade de vida, ocasionando o aumento de temperatura do planeta e a escassez de água.

A industrialização do modo de produção, juntamente com o poder de consumo são os grandes responsáveis para as mudanças climáticas, que ocorreriam naturalmente, pois acontecessem mais rápido. Desde a década de 90 cientistas alertam sobre o efeito das Revoluções Industriais, devido a queima de combustíveis fósseis e o excedente uso de água. Por isso, são mais frequentes as crises hídricas e ilhas de calor, elevando a temperatura em áreas urbanas, gerando problemas se de saneamento e facilitando a proliferação de doenças. O filme “Aquária” pode ser visto como demonstração do futuro para as atitudes em relação ao meio ambiente, tomadas no presente, onde em que os personagens precisam se adaptar a um bioma sem água.

A ficção pode ser um reflexo da realidade, entretanto, mesmo que sejam feitos alertas para a população, ainda não foi o suficiente para conscientizar a todos, dessa forma é crescente a luta de minorias tentando fazer a diferença incentivando pequenas mudanças de hábito, como o blog “Menos um Lixo”, que nas plataformas digitais, (Sem vírgula)  oferece dicas de alternativas a fim de diminuir a produção de lixo no dia a dia, como o desafio de usar a mesma roupa durante uma semana, estimulando a diminuição do consumo no mercado da moda, em vista que muitas pessoas usam uma peça de roupa poucas vezes, sem considerar que uma calça jeans utiliza mais de 10 mil litros de água para ser fabricada, por exemplo (Reestruture essa ideia no texto).

Conclui-se  (Redundância. Use conjunções conclusivas) que a importância de preservar o meio ambiente é imprescindível para uma vida de qualidade. A conscientização da população e fábricas (Ficou estranho. Reestruture) contribuiria para a desaceleração dos processos de degradação do meio ambiente. A substituição de descartáveis por talheres e copos portáteis, de fácil transporte, para serem utilizados fora das residências, e com o cumprimento e fiscalização de leis ambientais em empresas, quanto à emissão de gases poluentes, por exemplo, são atitudes que poderiam contribuir para a preservação. De forma que pequenas mudanças podem ser a grande mudança que o meio ambiente precisa. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, uma vez que está desenvolvida de modo superficial)
 

Comentários do corretor


Desenvolva mais os argumentos apresentados no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200