Preservação e exploração do meio ambiente - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 20/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde o início da nossa  civilização, a relação do homem com a natureza sempre foi de beneficiamento por parte do primeiro. Com os avanços tecnológicos e a busca por mais poder e dinheiro, intensificou-se a exploração dos recursos naturais como se esses fossem inesgotáveis. A preservação do meio ambiente é fundamental para a nossa sobrevivência, já que é através dele que conseguimos (Evite primeira pessoa) alimentos e todos os recursos que utilizamos diariamente, sua devastação significa a nossa, porque quanto mais crítica sua situação (Vírgula) mais instáveis são seus fenômenos e sua relação conosco.

O meio ambiente é a base da nossa existência, pois ele nos disponibiliza alimentos, água e fonte de energia, dessa forma é ele quem possibilita vivermos a vida na sociedade que vivemos hoje e termos todo esse acesso tecnológico. Sua preservação consiste na preservação da existência humana, na continuidade da evolução da sociedade, na disponibilidade dos recursos necessários para nós e as gerações futuras termos uma vida tranquila (Explore mais essa ideia no texto).

A devastação da natureza está ocorrendo rapidamente e já podemos pode-se sentir suas consequências (Apresente exemplos e discuta no texto), se a devastação continuar no mesmo ritmo não teremos haverá mais recursos para gerar energia e combustível, não haverá mais comida ou água, visto que os fenômenos naturais estão cada vez mais instáveis, isso tudo irá implicar em escassez de modo que manter a existência da vida humana será algo complicado, haverá conflitos e disputas pela sobrevivência, além disso catástrofes serão frequentes. (Expõe, mas não articula)

Portanto, é crucial haver a preservação do meio ambiente, como modo de preservar a nossa espécie e o nosso lar, para isso é necessário o investimento do governo e de ONG's ambientais na formação de projetos com toda a população, (Sem vírgula) que incentivem a prática do reflorestamento, da não poluição e da economia de água, ao mesmo tempo, deve haver palestras em escolas frisando a importância da preservação através de dinâmicas que conscientizem as crianças e seus pais. De modo geral, cada cidadão tem que fazer sua parte e incentivar os demais como forma de garantir um planeta saudável e disponível para as demais gerações. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está superficial)

Comentários do corretor


O texto apresenta ideias pertinentes ao tema, mas pouco exploradas. Desenvolva mais os argumentos.Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200