Desde a primeira revolução industrial o advento de tecnologias vem trazendo um aumento na produtividade, industrialização e consequente urbanização, mas os impactos dessas profundas modificações estão cada vez mais claros, como pode ser visto, por exemplo, no constante desmatamento da floresta Amazônica. O consumismo desenfreado e a completa falta de atenção às causas ambientais por parte de grandes indústrias estão esgotando recursos naturais e acabando com o equilíbrio ambiental que torna a vida humana possível no planeta.
Nesse contexto, onde em que o consumo é necessário para a sustentação do sistema, também se faz necessária a constante degradação do meio ambiente em um ciclo sem fim. Dessa forma, mecanismos como a obsolescência programada e a propagação do consumo como meio de preencher lacunas da vida, como é bem representado pelo personagem principal do filme “Clube da Luta”, dirigido por David Fincher, fazem com que todos os bens de consumo sejam efêmeros e rapidamente substituíveis, tornando-se lixo que polui o meio ambiente. Sendo assim, as matérias-primas precisam ser constantemente retiradas do meio natural e, posteriormente, transformadas em bens materiais por meio da industrialização.
Ademais, as grandes indústrias não tomam a degradação do meio ambiente como um prejuízo, mas sim como lucro. Como exemplo existe o constante desmatamento em áreas ilegais na Amazônia, mais barato para as empresas que a plantação de árvores e posterior extração de forma legal. Além disso, a falta de fiscalização e até mesmo de medidas que impeçam o despejo de poluentes das indústrias no meio ambiente, (Sem vírgula) fazem com que esse seja um dos maiores fatores de poluição atualmente, diminuindo a qualidade de vida dos moradores dos entornos, acabando com biomas aquáticos e poluindo mananciais de água, entre outras consequências.
Com essas questões em mente (Vírgula) algumas iniciativas podem e devem ser tomadas. A reutilização e conserto de bens materiais, bem como feiras de trocas, realizados pelas próprias pessoas da comunidade, dariam um novo significado e aproveitamento às coisas que de outra forma se tornariam lixo; além da conscientização sobre uma redução do consumo desde a infância, com escolas promovendo atividades que mostrem como o reaproveitamento é possível e a solução nem sempre é comprar coisas novas (Desenvolva mais, pois está superficial). Outrossim, é necessária uma maior fiscalização e punição por parte do Ministério do Meio Ambiente em conjunto com o Ministério da Justiça, (Sem vírgula) às empresas que negligenciam a questão ambiental e para que as mesmas (Use quando houver sentido de igualdade) passem, inclusive, a tomar medidas de proteção ao meio ambiente.
Comentários do corretor
Ótimo texto, mas algumas ideias precisam ser mais desenvolvidas. Continue exercitando a sua escrita. Você está no caminho.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |