- Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 17/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Após um longo período de degradação ambiental pós Revolução Industrial (Observe que há uma "quebra" de sentido. Reestruture essa ideia). No final do século XX, surgiu o termo desenvolvimento sustentável (Vírgula) que é desenvolver utilizando os recursos naturais da atual geração sem comprometê-los e deixá-los para as próximas gerações. No mundo contemporâneo, essa ideia apesar de ser correta, é pouco praticada. Introduzir a ideia de que o meio ambiente é essencial para a sobrevivência do ser humano em uma sociedade é fundamental para a preservação (Vírgula)  e até um possível regresso ambiental.

O termo desenvolvimento sustentável surge como uma salvação, mas ainda não é adotada por completo pela civilização, porque o tema não é apresentado para a população de forma correta, pois uma grande parte da população ainda não se preocupa com a origem dos alimentos utilizados no dia a dia, que na maioria das vezes são oferecidos nos mercados, são industrializados e contém agrotóxicos, poluem os lençóis freáticos e são levados para os rios (Sintetze e discuta a "ideia núcleo" desse período). Outro problema que deixa em evidência a falta de compromisso com o meio ambiente é a grande circulação de veículos, expelindo gazes poluentes, contribuindo para o agravamento do efeito estufa, que é causado por uma grande barreira de gases poluentes que seguram o calor refletido pelo sol no planeta, causando um superaquecimento, o que acontece na cidade de São Paulo (Vírgula) por exemplo.

O acordo de Paris, foi criado para dosar a emissão de gases poluentes nos países que participam do acordo, incluindo o Brasil, uma medida necessária para reduzir os danos do efeito estufa (Dê exemplos), além de ser positivo para a preservação do planeta (Vírgula) é também para as grandes indústrias, pois não haverá mais desperdícios. A única forma de um regresso, (Sem vírgula) é plantando, como está sendo feito em alguns países africanos, centenas de árvores estão sendo plantadas formando um “paredão verde”, mesmo que em longo prazo, irá levar diversos benefícios (Quais? Discuta no texto) para a população como redução dos danos do efeito estufa.

Portanto, introduzir consciência de preservação ambiental nas escolas é um grande passo, mesmo que em longo prazo, através de palestras, trabalhos escolares focados no tema e incentivar o hábito de plantar para que as próximas gerações saibam a importância que o meio ambiente tema vida (Reestruture essa ideia). O investimento dos Governos nas melhorias do transporte público é fundamental para reduzir a grande transição quantidade de veículos, como acontece em São Paulo. A mídia pode apresentar propagandas de forte impacto com relação ao tema e apresentar debates nos Jornais com especialistas no assunto. A população deve ficar mais atenta em relação aos produtos consumidos, buscando sempre informar a origem dos alimentos (Vírgula) observando se o produto contém os selos de qualidade ambiental, cada indivíduo deve ter a consciência de que o meio ambiente é de sua posse e por isso deve ser cuidado. (Proposta de intervenção desenvolvida de modo superficial. Reformule)
 

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, uma vez que as ideias apresentadas são desenvolvidas de maneira superficial. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200