Cuidar é garantir - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 17/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Observa-se atualmente uma maior preocupação comparado  a séculos passados referente à preservação do meio ambiente. Essa preocupação se dá principalmente aos sinais que a natureza expõe de que não está ocorrendo um equilíbrio meio ambiente-homem. Comprova-se tais sinais quando evidenciamos evidencia-se perda da biodiversidade, poluição do ar, água e solo, ocorrência de fenômenos como chuva ácida, desertificação, enchentes. Porém, mesmo havendo essa preocupação atual sem a efetivação de melhorias e cuidados (Vírgula) nada se contribui para a preservação, sendo necessárias ações que venham a concretizar a proteção ao planeta.

Atos que contribuiram para a situações como aquecimento global, poluições , destruição da camada de ozônio rementem principalmente aos tempos em que o homem buscou na natureza meios para se obter lucros ou de nele depositar resíduos sem qualquer tipo de preocupação. Na Revolução Industrial (Vírgula) iniciada na Inglaterra  com a substituição das ferramentas pelas máquinas a vapor (Vírgula)  iniciou-se (Vírgula) por exemplo (Vírgula) a poluição atmosférica mais intensa que se faz presente inclusive nas indústrias contemporâneas que emitem gases poluentes cada vez mais nocivos a saúde e (Vírgula) muitas vezes (Vírgula)  sem o mínimo de temor de punição por parte das autoridades. Sem uma boa qualidade do meio ambiente perdemos perde-se o que há de melhor que ela pode nos ofertar (Evite esse tipo de construção), como os recursos necessários a sobrevivência humana (Vírgula) comprometendo (Vírgula) assim (Vírgula)  as futuras gerações de um contato com um meio ambiente harmônico com o ser humano.

Medidas para controlar o avanço da destruição do meio ambiente estão sendo adotadas como o Protocolo de Kyoto e outros acordos internacionais que visam implementar um desenvolvimentos sustentável do planeta. Tais intervenções são importantes (Vírgula) mas não suficientes para uma preservação ambiental, deve-se haver um cuidado singular com a natureza, cada pessoa deve pensar e agir de modo a preservar e proteger, sendo que está iniciativa deve estar no consciente de cada um, inserida por meio da educação ambiental que mostre que a ''Mãe-Natureza'' é mesmo uma espécie de mãe para nós devido a sua grande importância (Explore essa ideia), oferecendo meios essenciais a existência da vida. (Apresente argumentos e desenvolva no texto)

''É triste pensar que a natureza fala e o ser humano não ouve" , em sua célebre frase o poeta e ativista Victor Hugo, (Sem vírgula) evidencia que a natureza nós nos mostra a sua situação e que nós devemos  deve-se notar suas necessidades e nos fazer atuantes de modo a sanar pela sua preservação. Sendo tão valorosa para nossa saúde e bem-estar e (Vírgula)detendo os atributos necessários a vida (Vírgula)  essa deve ser preservada e cuidada massivamente.

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, uma vez que há problemas para desenvolver os argumentos apresentados. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200