É sabido por todos que o planeta Terra possui recursos naturais limitados (Vírgula) e à medida que as civilizações evoluem (Vírgula) mais recursos naturais são necessários . Seguindo uma linha do tempo, as civilizações pré- históricas viviam de atividades nômades, caça e coleta além de mudança constante de lugar, para a obtenção de alimento. A sedentarização da população se deu com o desenvolvimento da agricultura, foi ai (Marca de oralidade) que a população começou a crescer rapidamente.
Como foi exposto, todas as nossas atividades de sobrevivência depende de recursos naturais. Qualquer desequilíbrio que nós provocamos (Evite primeira pessoa no meio ambiente percebemos as consequências. Um exemplo é o uso excessivo de agrotóxicos nas plantações que matam além das pragas as abelhas, elas são responsáveis por realizar a polinização. (Reestruture e desenvolva as ideias apresentadas)
Assim (Vírgula) se não adotarmos estilos de vida sustentável, reduzir o consumo de coisas desnecessárias e reaproveitar o que for possível, seremos os responsáveis por nossa derrocada. (Desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
O desenvolvimento das ideias do texto está limitado e apresenta problemas na construção de sentido. Reveja a estrutura do texto dissertaitvo-argumentativo, coesão e coerência. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 220 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |