A conservação da biodiversidade ambiental - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 14/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Anualmente, observamos (Evite primeira pessoa) que o nosso planeta está sendo afetado por vários fatores relacionados ao aquecimento global, a extinção de plantas e animais e principalmente o desmatamento das florestas. Por conta desses motivos, (Sem vírgula) é que o meio ambiente encontra-se em situação degradante e estima-se que, daqui a alguns anos, as futuras gerações irão sofrer consequências graves devido aos atos cometidos pelo ser humano na natureza.

Cientistas registraram a alguns anos atrás há alguns anos, (Sem vírgula) que as calotas polares estão descongelando rapidamente. Isso porque com a liberação dos gases poluentes no ar, como o dióxido de carbono, fazendo com que ocorra um superaquecimento no planeta. Em 2014, na cidade de São Paulo, o sistema Cantareira sofreu uma das piores secas do ano, afetando a população com a falta de água. Outro caso aconteceu em setembro de 2017, em que a cidade de Miami, nos Estados Unidos, foi atingida pelo furacão Irma, causando morte, destruição e prejuízos chegando a milhões de dólares. Entretanto, percebemos que estamos sofrendo as consequências e que se não preservarmos o que já possuímos em nosso planeta, um dia nossos filhos e netos não terão a oportunidade de conhecer animais, árvores (Como assim? Reformule) e paisagens exóticas que conhecemos atualmente, pois poderão estar extintos. (Expõe, mas não argumenta)

Felizmente, podemos encontrar métodos de conscientizar as pessoas sobre a preservação ambiental através de projetos, cartazes e um diálogo convincente. Somente assim, evitaremos problemas como o efeito estufa, que pode ser reduzido, o acesso a água potável, as queimadas e diversos tipos de poluição que são fatores prejudiciais ao nosso ecossistema. (Desenvolva a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Discuta as ideias apresentadas no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200