- Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 13/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O meio ambiente engloba aspectos físicos, naturais, químicos e sociais. Visto que, (Sem vírgula) é um conjunto de elementos produzidos naturalmente pela natureza, mas que é impactado com intervenções humanas. Posto isso, o ecossistema sofre com graves ações incididas pelas pessoas ,como, por exemplo emissão de gases poluentes na atmosfera e o descarte de lixo em locais desapropriados. Para regredir esse impasse, é imprescindível haver mudança nas atitudes feitas pela humanidade.

Desde épocas remotas como na era da Revolução Industrial no século XVIII, o meio ambiente vem sofrendo por ocorrência humana, neste referente período sofrido por ar poluentes soltados na atmosfera pelas primeiras fábricas e indústrias, vale relatar também, (Sem vírgula) o período da Segunda Guerra Mundial no século XVIII, no qual eram emitidas bombas atômicas na atmosfera com gases poluentes. É importante salientar que, ainda no século XXI, o meio ambiente sofre severamente com a emissão de gases soltados pelas indústrias, sendo assim, contribuindo constantemente para o aquecimento global. (Ótimos argumentos, mas não há desenvolvimento significativo)

Vale frisar, (Sem vírgula) que a escassez de conscientização das pessoas em relação ao meio ambiente contribui drasticamente para sua degradação. Prova disso, (Sem vírgula) é como algumas pessoas não tem por costume utilizar toda avida a vida útil de um determinado material, ou, quando o prazo de sua utilidade ''vence'' não fazem o descarte no local apropriado.Outro ponto levado em consideração, (Sem vírgula) é como nos grandes centros urbanos têm lixos jogados por todas as partes, nas portas de comércios e residências, até mesmo pelas calçadas e bueiros. Com isso, nos dias chuvosos aumentam a probabilidade de alagamentos por conta das saídas de chuva estarem entupidas. (Explore mais o tema)

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao governo em parceria com as Oganizações Não Gorvenamentais (ONGs) fazer uma fiscalização mais rígida nas grandes indústrias a fim de promover um plano ambiental que visa tomar medidas de sustentabilidade aliada a preservação do meio ambiente e inovar na tecnologia das máquinas para reduzir consideravelmente a emissão de gases poluentes. Ademais, é necessário o Ministério da Educação (MEC) criar uma cartilha para distribuir nas escolas e caixas de correios visando alertar a população incluindo as crianças sobre os efeitos do aquecimento global e mostrando formas de sustentabilidade (Vírgula) como por exemplo economizar energia, optar por transporte sustentável como a bicicleta, jogar lixo somente na lixeira e sucessivamente fazer a coleta seletiva adequada, não somente (Vírgula) mas também, (Sem vírgula) conscientizar as pessoas a começar consumir de forma consciente para evitar a produção exagerada das indústrias.Como ja dizia o filosofo Emannuel Kant'' O ser humano é o que a educação faz dele'' (Vírgula) haja vista que uma nação educada, consciente e que respeite o Meio Ambiente (Vírgula) é,portanto, a porta de saída para a problemática. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está superficial)

Comentários do corretor


Desenvolva mais os argumentos apresentados no texto, uma vez que estão limitados. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200