Ser humano x Meio ambiente - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 13/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Muito se debate, atualmente, sobre a preservação do meio ambiente e a poluição causada pela ação do ser humano. No Brasil, só aumenta o desmatamento de regiões nativas com o intuito de construir imensos latifúndios (Como assim?) ou para o aumento de áreas urbanas sem o mínimo de planejamento das cidades, causando assim, (Sem vírgula) um desequilíbrio ambiental nessas áreas e também afetando seriamente as gerações futuras dessa sociedade.

Falando sobre as fazendas (Evite esse tipo de construção. Use conectivos), o maior erro delas é o desgaste e a compactação do solo com a agricultura e pecuária, tornando o mesmo solo infértil no futuro, obrigando o agricultor a devastar outra área para a sua produção. Outro fator é o uso indiscriminado da água de lençóis freáticos e de rios para o abastecimento dessas áreas rurais, fábricas e cidades; o que atrapalha ainda mais a recuperação de áreas nativas. Um exemplo é a produção de milho, que, para cada quilo produzido, consome cerca de 1750 litros de água. (Desenvolva mais a ideia apresentada neste parágrafo)

Já em relação as cidades, os principais problemas são o desmatamento para a construção de residenciais e o desperdício de água da população. Não há muito incentivo do governo com a preservação do meio ambiente, as punições a crimes ambientais são brandas e as medidas de reflorestamento recuperam muito pouco do que foi perdido. (Discussão limitada)

Dado o exposto, pode-se deduzir queo que o controle do desmatamento e a punição mais severa para o uso indiscriminado dos recursos naturais são de extrema importância (Por quê? Evidencie essa ideia no texto). Para os agricultores, uma solução lucrativa seria a rotação de cultura visando diminuir a exaustão do solo. Nas cidades é extremamente necessário o planejamento e controle da área urbana, outra ideia seria um projeto mais complexo em relação a preservação ambiental de forma educacional, nas escolas e para a população em geral, além de um maior investimento nas áreas de reflorestamento e um controle maior no uso da água. (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


"Ser humano x meio ambiente". Desenvolva mais as ideias, apresente fatos que evidenciem a sua tese. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200