A natureza propicia ao homem, (Sem vírgula) tudo o que ele precisa para viver. E ele, em troca, devolve lixo e poluição em todos os cantos do planeta. É uma guerra desigual sem vencedores, só vencidos. Ao se decretar o fim da Terra, também estará automaticamente decretado a extinção da humanidade. Então, o que é mais importante: a vida? Ou o dinheiro? Os Estados Unidos, é a segunda nação mais poluidora do mundo, agora, também resolve poluir o espaço sideral. O dinheiro que essa nação gasta para brincar de Cowboy espacial. (Evite esse tipo de construção no texto dissertativo-argumentativo) Talvez, salvasse o planeta Terra. (Reformule o parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Segundo a bíblia sagrada, Deus criou o homem para cuidar dos reinos, animal, mineral e vegetal. Dotou de inteligência, assim, fez um animal racional para construir, mas ele também aprendeu a destruir. Porque mesmo sendo irracionais, os outros animais não constroem, (Como assim?) mas também não destroem. Pelo contrário (Vírgula) eles ajudam, (Sem vírgula) os animais selvagens são os grandes responsáveis pela vegetação do planeta. Onde o homem não toca há florestas e equilíbrio na natureza. Porque os grandes protetores são eles, e não os humanos. (Reestruture)
Cientistas alertam o tempo todo que é preciso uma consciência ambiental geral. Que todos podem ajudar a regenerar a natureza, e isso estará 100% ligado a educação. O Brasil passou a maior vergonha internacional nas olímpiadas de 2016, todo mundo viu o descaso com o meio ambiente (Evite esse tipo de construção no texto). A Baia de Guanabara (Vírgula) o mais lindo cartão postal do Rio de Janeiro, a famosa cidade maravilhosa! Era maravilhosamente suja, degradada e abandonada pelo poder público e por seus habitantes, quem não cuida do que é seu não merece ter. O universo presenteou o Rio com uma beleza excepcional! Cabe aos seus filhos cuidar e amar (Visão romântica. Evite no texto)
A lei da causa e efeito é universal não tem com fugir ela pune mesmo (Reestruture). As pessoas têm que saber que o público é de todos, tanto no direito quanto no dever. A Baia é de todos, ela não se suja sozinha, são as pessoas com uma falta de educação exorbitante quem colocam o lixo em lugares impróprios, queimam florestas, desmatam, envenenam rios, lagos e mares com metais pesados, esgotos e detergentes. Tem que cuidar da causa para assim acabar a consequência e salvar a natureza e os três reinos. O fator mais importante para cuidar do meio ambiente chama-se educação. Ensine à criança a importância de cuidar e amar a natureza que assim o homem aprende. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |