Somos amigos da mãe natureza, não ao contrário! - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 05/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Quando falamos (Evite primeira pessoa) da questão ambiental no mundo todo, percebemos que apesar de movimentos bastante famosos, como por exemplo o Greenpeace, é uma questão de mínima importância na vida das pessoas. Talvez seja pela “ilusão” de que tudo no meio ambiente é uma fonte renovável e infinita. Mesmo que saibamos que não é assim. (Reformule as ideias do parágrafo de introdução. Apresente a tese)

O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade do planeta, são mais de 55 mil espécies de plantas, possuindo então 22% das 250 mil espécies de todo o mundo. Mas isso não impede de que seja um dos mais poluentes, pois, graças á a quantidade imensa de animais que residem em meio dessa biodiversidade, que não se resume somente á a plantas, o Brasil tem como sua maior fonte de economia a Agronomia e a Agropecuária, o que causa desmatamentos e exploração da terra, já que milhares de hectares são desmatados para que se aumente a criação de gado, por exemplo. (Reestruture e desenvolva as ideias)

A questão é que todo o foco das pessoas está concentrado na estabilidade de vida através do trabalho, vulgo um planeta capitalista onde a produção é o mais importante em todo o seu meio, e por mais que seja satisfatório – aonde onde ele funciona – tem como uma das suas maiores imperfeições a pesada extração de matéria-prima do planeta. Que vem desde a coleta incessante de minerais até a derruba de árvores para dar espaço a novas construções, para a produção de papel e etc. O desvio de atenção para a questão ambiental e o descuido das pessoas com tal, tem trazido terríveis consequências para todos nós, é questão de se notar que á cada estação, seja ela o verão ou o inverno, tem sido mais intensa em suas atuações. O inverno, no mês de setembro deste ano, teve dias de uma temperatura mais elevada do que fevereiro, que é a época em que estamos no verão. Esse é um dos exemplos que as coisas estão estranhas e que a natureza está danificada, por não estar agindo de acordo com a maneira de sempre. Outro aspecto importante é a frequência absurda de catástrofes naturais que vêm acontecendo recentemente, temos como por exemplo o fenômeno dos Furacões Harvey, Irma e Katia, que aconteceram recentemente em Miami-EUA. Não é certo dizer que, (Sem vírgula) as mudanças climáticas, ou mais precisamente, o aquecimento global, provoquem diretamente os fenômenos como esse, mas sim, (Sem vírgula) que ele torna o potencial destrutivo deles maior e mais frequentes. O que nos faz pensar no que vai acontecer daqui alguns anos, se não houver um intervenção nesse descuido com o meio ambiente. (Reestruture)

A conscientização é o maior ponto para que possamos melhorar todo o meio ambiente, (Ponto final) Rousseau já dizia que o homem é “o bom selvagem inocente”, que apesar desse descuido, somos bons. E a conscientização, através de projetos do governo, ensinando as crianças a importância de todo o meio ambiente, como por exemplo o projeto “verdejando” da rede Globo, nos trará de volta esse espírito! (Evite esse tipo de construção) A implantação de um conjunto de regras, como por exemplo o “protocolo de Kyoto”, que, criado em 1998, fez com que a maiorias dos países diminuíssem a produção de gases prejudiciais a camada de ozônio, assim como o CO2, e a “salvasse”. Se existirem mais projetos como esse, A  "a mãe natureza" continuará a salvo e ainda nos proporcionará muitas belezas ainda, assim como ela sempre o fez e faz. (Reformule)
 

Comentários do corretor


"Somos amigos da mãe natureza, não o contrário". Texto com mais de 30 linhas. Ideias presentes no senso comum. Reveja a esturuta do texto dissertativo-argumentativo, além de desenvolver um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200