- Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 04/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Império Romano a grandiosidade do domínio territorial ganhou proporções fronteiriças. E a necessidade pela proteção e vigia de seus domínios era constante, devido à a invasão por outros povos considerados bárbaros. Assim, (Sem vírgula) é a realidade do meio ambiente, carecedor de cuidados e a defesa ambiental é imprescindível para diminuir descasos dentro da com a natureza, como queimadas, desmatamento, biopirataria e outros. Dessa forma, tal direcionamento equaciona uma postura positiva ao futuro, pois garante às futuras gerações um otimismo maior frente essa problemática. No entanto, enquanto as áreas de preservação de natureza, bacias hidrográficas, solo e o ar apresentarem poluição e desgaste em seu equilíbrio, esta civilização contemporânea estará fadada a um futuro sombrio.

Nesse contexto, percebe-se quão amplo é esse impasse, envolvendo temáticas de âmbito florestal, hidrográfico, atmosférico e pedológico. Portanto, esta geografia engloba uma interligação natural que equilibra a vida na terra, por conseguinte,  as populações desenvolvem-se melhor e tiram seu sustento. Então, as áreas de proteção ambiental não podem diminuir, pois elas geram uma estabilidade biótica e abiótica, resguardando espécies animais e vegetais, sejam pela extinção ou urgência devido às as ações humanas versus natureza que já apresentam discussões, conferências e organizações ecológicas e preservacionistas a anos.

Não obstante, tal como o organismo humano é interligado através de sistemas fisiológicos (circulatório, digestório, respiratório e etc), também, para o meio ambiente, essa diretriz é primordial (Ótima analogia). As bacias, mananciais, aquíferos, solo e o ar, (Sem vírgula) tangenciam uma interligação obrigatória e a constância positiva dessa junção natural, (Sem vírgula) favorece uma existência qualitativa (O que seria essa "existência qualitativa"? Desenvolva essa ideia no texto) aos seres humanos. Porque dela originam-se os meus de subsistência, minérios para produzir matéria-prima e diversos componentes inerentes à vida. Porém, a mídia, internet e cominações em gerais, (Sem vírgula) revelam que a busca dessa estabilidade estar está em cada pessoa. Por isso é notório a frase do pensador Jean Vien Jean: “Se cada um varresse a calçada de sua casa, no fim do dia a rua toda estaria limpa”.

Para tanto, a importância da preservação dos ecossistemas, (Sem vírgula) determina uma relação harmônica, equilibrada e ética, pois integra uma visão crítica do cidadão diante dos descasos com a natureza. Contudo, intervenções são essenciais para resolver essas adversidades. Então o Ministério do Meio Ambiente precisa coordenar meios que fomentem leis mais sérias e punitivas contra pessoas, empresas e instituições que degradam o meio ambiente. Para isso (Vírgula) o Governo Federal pode incluir pautas prioritárias sobre o assunto, mas a população precisa potencializar manifestações e pedidos cívicos para integrar resoluções mais enérgicas e eficazes, transformando o país em um lugar justo e protegido. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Texto com mais de 30 linhas. Desevolva mais as discussões que são apresentadas no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200