A questão da preservação ambiental - Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 04/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notória a importância da preservação do meio ambiente, porém esse é um assunto que vem sendo conduzido de forma imatura e irresponsável por parte da sociedade e dos governantes. Essa irresponsabilidade pode ser vista na falta de fiscalização, na ausência de conscientização, além de poucas ações efetivas de sustentabilidade. (Introdução pouco desenvolvida. Reestruture as ideias que serão discutidas ao longo do texto)

Não é de hoje que o mau uso dos recursos naturais é comum (Desenvolva: por que não é comum?). Na sociedade há grandes desperdícios de água, energia, alimentos e além disso, há aqueles cidadãos que poluem o meio ambiente sem pensar nas consequências como enchentes devidas ao acúmulo de lixo nas avenidas e rios, deslizamentos de terras devido à a retirada das árvores das encostas, poluição da água e do solo proveniente dos detritos jogados, discriminadamente, no meio ambiente. (Apresenta o problema de maneira superficial. Desenvolva mais)

Diariamente são desmatados, ilegalmente, quilômetros de mata nativa, destruindo fauna e flora; toneladas de dejetos são jogadas nos cursos de água, comprometendo a qualidade da água e a vida marinha; muitas empresas jogam na atmosfera gases que provocam o efeito estufa. Apesar de tamanho impacto ambiental causado por essas ações não há uma boa fiscalização, e quando ocorrem as penalidades são brandas demais deixando os autores com a sensação de impunidade. (Ideias pouco exploradas)

Apesar de, atualmente, o tema sustentabilidade estar em voga, ainda são poucas as ações concretas ou ineficientes. Temos Tem-se como exemplo a Agenda 21, um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável que é desconhecido por boa parte dos cidadãos. Outro exemplo é o Tratado de Quioto que visa à diminuição dos gases que provocam o efeito estufa, que apesar de ótima iniciativa (Vírgula) não teve os resultados desejados, pois países como Estados Unidos – um dos que mais produzem esses gases – simplesmente deixaram de participar do Tratado, enquanto outros não alcançaram as metas, além daqueles que nem chegaram a fazer parte do Tratado, por serem países em desenvolvimento. 


Concluímos que (Redundância, uma vez que está prevista a ideia de conclusão neste parágrafo. Logo, procure usar conjunções conclusivas) Portanto, a questão ambiental apesar de muito importante para a manutenção da vida no Planeta, precisa, no entanto, ser tratada com mais responsabilidade (Não há ideia adversativa. Reformule), pois as leis precisam ser mais rígidas na punição dos infratores, os programas de preservação precisam envolver tanto governantes quanto sociedade, porque somente assim a destruição do meio ambiente será freada.

Comentários do corretor


O texto apresenta problemas acerca do desenvolvimento de ideias, uma vez que os argumentos estão limitados e evidenciam uma visão do senso comum. Elabore um projeto de texto, apresente e discuta fatos que possam evidenciar o problema. Continue exercitanto a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200