Hodiernamente, o meio ambiente tem sido cada vez mais degradado pelas ações antrópicas. A manutenção dessa conduta resulta em efeitos maléficos não só para a natureza, mas consequentemente (Vírgula) também, para os seres humanos que dependem diretamente do ambiente e dos seus recursos naturais. Assim, nota-se que há uma extrema necessidade em se preservar este meio, pois, tal atitude é sinônimo de manutenção da vida na Terra.
A deterioração ambiental não é algo recente. Desde períodos mais remotos como no Império Romano, já existia a poluição, por exemplo (Como assim? Desenvolva essa ideia). No entanto, foi a partir da revolução industrial que essas destruições começaram a ser mais intensas (Por quê? Explique isso no texto). A partir disso então, a contaminação da água, do ar, do solo, além do desmatamento e da exploração sem limites de recursos como o petróleo e carvão mineral (Vírgula) se tornaram mais acentuados com o passar do tempo, o que tem gerado consequências negativas para a humanidade. Destruir o ambiente é um agravante para as catástrofes ambientais (Vírgula) tais como a ocorrência de furacões como os que assolaram a Flórida nos EUA, em setembro de 2017, além do aumento do nível dos oceanos por conta do derretimento das geleiras, frutos da elevação da temperatura do planeta. Portanto, a degradação do meio ambiente que ocorre em demasia no decorrer das décadas intensifica os desastres que corroboram para a destruição da natureza e do hábitat de todos os seres vivos.
É importante destacar ainda que é basilar preservar a natureza, pois, a partir dela, a humanidade retira muitos recursos necessários para a sua sobrevivência (Desenvolva mais essa ideia). Por conta disso, afirma-se que a prática de atitudes sustentáveis ocasiona benefícios a curto e longo prazo para os seres humanos. Um ambiente sustentável torna-se mais produtivo e econômico, entretanto, muitos indivíduos com conhecimento e ações limitadas (Como assim?) acreditam que agir em prol da natureza é o mesmo que estar contra o progresso da humanidade e o desenvolvimento financeiro das grandes empresas. Dessa forma, nota-se que muitos indivíduos não promovem a sustentabilidade por limitar seus pensamentos e anseios para realizações pontuais.
Desse modo, a proteção do meio ambiente, que é de extrema importância, deve desenvolver-se com maior eficácia e completa participação da população global. Para resolver os problemas acerca desta questão é essencial que haja a conscientização dos indivíduos para que desenvolvam práticas sustentáveis, que evitem o desmatamento, preservem os cursos fluviais, busquem utilizar menos os automóveis (Vírgula) já que a queima dos combustíveis polui a atmosfera, entre outras ações assíduas que fazem uma grande diferença. Ademais, é basilar que as leis ambientais criadas, além das que ainda precisam se desenvolver, sejam devidamente respeitadas, e que aqueles que não as cumprirem efetivamente sejam punidos por seus atos (De que maneira?). Essas atitudes prolongariam a qualidade de vida do planeta e consequentemente dos seres que nele habitam. (De que maneira isso é possível? Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótimo texto. No entanto, desenvolva mais os argumentos. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |