- Banco de redações


Importância da preservação do meio ambiente

Enviada em: 01/10/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A partir do século XVIII, surge um fenômeno mundial no qual irá trazer revoluções marcantes no que tange a dinâmica econômica dos países, é a Revolução Industrial. Em consonância desse evento, vem a necessidade da preservação do meio ambiente, uma vez que tal fenômeno compromete o planeta com seus gases tóxicos expelidos pela intensa atividade de suas máquinas. Nesse contexto, são necessárias medidas que limitem a ação do homem sobre a natureza, pois, do contrário, consequências como a intensificação do efeito estufa, como também o comprometimento de reservatórios de águas naturais serão cada vez mais frequentes.

Em primeira instância, cabe ressaltar que um dos problemas ambientais maiores, decorrentes do ritmo frenético das indústrias e fábricas, é a intensificação do efeito estufa. Comprova-se isso pelas intensas mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo, isto é, com temperaturas cada vez mais altas, tendo como principal consequência o derretimento de geleiras do polo Norte e Sul e aumento do nível do mar, podendo causar alagamentos e, portanto, destruição de ecossistemas como florestas. Isso acontece porque a intensa atividade das indústrias libera gases como dióxido de carbono no ar e cria uma espécie de estufa no planeta, retendo calor e, consequentemente, aquecendo seu interior. Sendo assim, é preciso uma intervenção no campo industrial a fim amenizar o lançamento de gases no ar atmosférico e, portanto, proteger os hábitats e garanti-los para a geração futura.

Ademais, é válido frisar que a preservação do reservatório de águas subterrâneas é de extrema importância, já que o planeta, em sua maior parte, é composto de água salgada, sendo apenas 2% reservados a água doce. Um dos reservatórios mais comprometidos no Brasil é o Aquífero Guarani - situado entre as regiões Cetro Oeste, Sudeste e Sul-, decorrente do intenso uso de agrotóxicos nas regiões próximas, como também da contaminação de chorume, líquido tóxico resultante da decomposição dos lixões que acaba penetrando o solo e chegando ao lençol freático, contaminando as águas subterrâneas. Dessa forma, faz-se necessário uma proteção ao solo para que tais elementos tóxicos não consigam chegar aos reservatórios e os contaminem.

Destarte, urge a necessidade de medidas enérgicas para atenuar a problemática. Primeiramente, é preciso mobilizar empresários de grandes indústrias e fábricas para investirem em protetores de chaminés a fim de reter os gases tóxicos e impedir que esses penetrem no ar, evitando, portanto, que essas substâncias contribuam no aquecimento global. Além disso, é de suma importância que o governo invista em aterros sanitários para permitir uma melhor coleta de lixo, uma vez que eles evitam que o chorume penetre o solo e cheguem nas águas subterrâneas. Desse modo, já dizia o diretor da fundação Green Peace, Paul Watson: “Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente”.

Comentários do corretor


Explore mais os "problemas" nos parágrafos de desenvolvimento, de modo que as "possíveis soluções" sejam desenvolvidas no parágrafo de conclusão. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200