O trabalhodor precisa de descanso! - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 27/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao analisar a atual conjectura política brasileira, nota-se exorbitante efervescência no âmbito social. Entende-se que tal clima caótico é consequência das inúmeras reformas concebidas pelo parlamento, entre tais modificações, pode-se citar: (Sem dois pontos) a reforma trabalhista. Em caráter analítico, é perceptível que tal reforma ressuscita debates cunhados no século XVIII, por autores como:(Sem dois pontos) Karl Marx, trazendo como temática, (Sem vírgula) a exploração e expropriação do trabalho humano. Nota-se que os problemas ocasionados pelo aumento da carta carga horária são inúmeros, tais como: problemas psíquicos,  doenças laborais, inexistência de tempo para dedicação do estudo, entre outras. 

Em meados do século XVIII, o âmbito social europeu permeado pela revolução industrial deve teve modificações drásticas, (Sem vírgula) elencado temas fortemente discutidos nos séculos posteriores,  principalmente, na precariedade do trabalho nas fábricas. De acordo com o sociólogo,(Sem vírgula)  Karl Marx, o trabalho deve está intrinsecamente  interligado com o lazer e educação, dessa forma, (Sem vírgula) os indivíduos devem deter horas de descanso diárias, (Ponto final) Em contrapartida, o aumento da carga horária, (Sem vírgula) promoverá o contrário, visto que 12 horas de trabalho  são demasiadamente desgastantes, promovendo (Vírgula) assim, a fragmentação do homem, assim como citado por Max weber, (Sem vírgula) na crítica da ausência da formação do homem integral (Qual citação? Reestruture essa informação)

Reforçando o debate cunhado no parágrafo anterior (Use conjunções como "tendo isso em vista" para resgatar uma ideia citada anteriormente, por exemplo), trazendo para o âmbito educativo, segundo Pierre de Bourdieu, o sujeito necessita de tempo para desenvolver suas amplas faculdades intelectuais, no entanto, quando não há melhorias na instituição familiar, promovendo assim, melhores condições sociais, os filhos de operários são mecanismos de legitimação da classe dominante, neste sentido,  tal medida entrelaçada com reforma do ensino médio, pode fatidicamente ampliar as desigualdades sociais. (Em casos de citação use aspas) 

Em virtude  das temáticas discutidas ao decorrer dessa peça textual (Desse modo), evidencia-se a necessidade de ação dialógica do Governo Federal para com a sociedade, (Ponto final) Também é importante ressaltar a necessidade de disponibilização de informações nos meios midiáticos, demonstrando (Vírgula) dessa forma, as resprctivas respectivas modificações com tal reforma trabalhista e, por conseguinte, os resultados fomentados pela mesma (use somente no sentido de igualdade) na vida dos brasileiros. Desarte, torna-se evidente que tal reforma é demasiadamente preocupante, visto que ceifa parte da dignidade humana, isto é, a partir do momento que o indivíduo não detém tempo livro livre, é fragmentada sua saúde. Além disso, demonstra-se que tal reforma pode acentuar  sérios problemas de desigualdade social, assim como exposto acredita, (Sem vírgula)  utilizando(Sem vírgula)  Bourdieu.

Comentários do corretor


Reveja pontuação. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200