Reforma Trabalhista: uma ameaça às conquistas humanas - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 27/08/2017

Status:

Corrigida
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A primeira revolução industrial (Vírgula) no século XVIII (Vírgula) caracterizada pelo surgimento da máquina a vapor e substituição do trabalho artesanal e customizado pelo fabril e padronizado, marca o início das lutas operárias por reformas laborais, já que as condições de trabalho eram péssimas. No Brasil, um marco importante foi a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) sancionada pelo presidente Getúlio Vargas em 1943. É fato que já fazem quase oito décadas que os brasileiros são regidos por uma mesma legislação, o que evidencia que precisa ser reformulada. Entretanto, a proposta do atual governo não é a mais recomendada, uma vez que beneficia apenas os que (Vírgula) segundo a divisão social de Karl Marx (Vírgula) seriam os donos dos meios de produção, isto é, os patrões (Vírgula) e prejudica os proletariados designados como os trabalhadores. (Boa introdução)

Primeiramente, a reforma contribui para a manutenção do trabalho escravo, notório que não proporcional àquele praticado no Brasil Colônia no século XVI com tráfico negreiro e castigos físicos, mas sim por aumentar a terceirização, que segundo o conceito da área administrativa é também conhecido como outsourcing e consiste em direcionar responsabilidades (Vírgula) as quais a empresa não consegue desenvolver bem (Vírgula) a terceiros (Vírgula) a fim de manter a qualidade e reduzir os custos do processo produtivo, e consequentemente dificultar as investigações de vítimas de trabalho compulsório e abusivo, haja vista que, (Sem vírgula) aumenta-se a distância entre o empregador e a pessoa que o contratou.

Além disso, prescinde todas as conquistas brasileiras com relação ao trabalho, principalmente as alcançadas pelo movimento operário brasileiro na segunda greve geral de 1917 (Vírgula) em são Paulo (Vírgula) a qual reivindicou redução da jornada e da exploração, melhores salários, fim das situações de insalubridade e o direito de associação para os funcionários, visto que propõe medidas antagônicas a essas, tais como: jornada de até 12 horas, grávidas que poderão trabalhar em ambientes nocivos caso não apresentarem laudo médico, pedido de demissão que elimina o direito ao seguro-desemprego e horas gastas em deslocamento desconsideradas, (Ponto final) Enfim, o servidor pouco tem a ganhar com esta negociação.

Fica evidente, por conseguinte, que a reforma colocada em questão não é a ideal. Para solucionar o problema o governo necessita criar uma ouvidoria pública online, assim como realizou na consulta sobre as mudanças no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), com perguntas objetivas e discursivas e uma área para sugestões, com o objetivo de que a população opine, deste modo, estabelecer um prazo, (Sem vírgula) para que depois colete as informações, identifique o desejo da maioria e coloque-os em prática, afinal os trabalhadores são os que mais serão afetados por ela, destarte, não podem deixar que apenas os políticos decidam, pois conforme Francisco Sá Carneiro jamais alguém deve-se calar, seja sob que pretexto for. (Reformule) Outrossim, as mídias como difusoras de conhecimento e meios de comunicação social precisam divulgar detalhadamente (Vírgula) por intermédio de propagandas na televisão (Vírgula) as atuais propostas do Estado em uma linguagem acessível e com uso de exemplificações de como a reforma afeta a vida de cada um, (Ponto final) Ademais, noticiar sobre a ouvidoria com intenção de que os telespectadores formem uma opinião e demonstrem-na na pesquisa. Assim, pretende-se que as vitórias no campo laboral não sejam perdidas (Vírgula) bem como desenvolver um país habitável aos cidadãos brasileiros.

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, mas algumas limitadas ao senso comum. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200