A reforma trabalhista: uma solução ou um problema? - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 25/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Analisando a atual situação do Brasil, podemos observar que: A a nova reforma trabalhista passou a nós nos remeter à essência da palavra trabalho, derivada do latim “triplalium” possuindo um significado interessante, instrumento de tortura. Hoje todo brasileiro pode sentir literalmente na pele o intrigante surgimento da palavra.
O primeiro aspecto de destaque recaí sobre à a nova aposentadoria. (Reformule e apresente a tese)

Certamente nosso glorioso (Evite esse tipo de denominação no texto) Michel Temer acredita que o trabalho inicia-se logo na infância ou talvez acredite que o mundo evoluiu para tal modo que chegamos à uma média de vida em torno de 300 anos. Algo ainda mais alarmante para se analisar, todo brasileiro com carteira assinada têm tem uma determinada fatia ceifada do salário, chama-se isso de “INSS”. Apenas um desconto desnecessário para o trabalhador, (Sem vírgula, use ponto final) Quem realmente de fato vai usufluir da aposentadoria? (Ideias do senso comum. Além disso, pouco estruturadas)

O segundo ponto de grande notoriedade está relacionado a quantidade de horas trabalhadas, ou seja, 12 horas diárias, essa quantidade é algo absurdo para o indivíduo. Sem dúvidas alguma que isso vai acarretar em inúmeras doenças ocupacionais, por consequência deixando a fila do SUS ainda mais lenta e precária. Segundo o rapper paulista Projota (Dois pontos)“ Camuflaram o chicote e mudaram o nome de escravo para trabalhador”. (Desenvolvimento limitado que remete ao senso comum)

Portanto, vimos (Evite a primeira pessoa no texto dissertativo-argumentativo) a definição do tripallium contemporâneo, o absurdo da nova aposentadoria e , por consequência (Vírgula) as doenças geradas das longas horas de trabalho. Sendo assim, cabe ao povo e o governo entrarem em concordância através de debates sadios para que haja uma evolução no território brasileiro. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação, visto que isso auxiliará na progressão de sentido no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200