- Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 25/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sancionada pelo presidente Michel Temer, a reforma trabalhista é um problema a ser solucionado, pois os trabalhadores brasileiros necessitam de mudanças eficazes na Constituição das Leis Trabalhistas (CLT).Dessa forma, é necessário que essas modificações não prejudiquem os empregados em detrimento dos empregadores,como no caso da polêmica terceirização.(Desenvolvimento de ideias limitado no primeiro parágrafo)

A CLT foi legitimada pelo ex- presidente Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo entre (1937-1945). Nela vigorou-se uma legislação que trouxe inúmeras mudanças significativas para o trabalho (Vírgula) como a duração da jornada de trabalho de oito horas diárias, o salário mínimo e (Vírgula) a previdência social, entre outros benefícios.Com esse avanço houve melhorias e garantias instituídas por lei (Quais? Dê exemplos),a fim de assegurar a proteção dos direitos trabalhistas. Contudo, diante das mudanças ocorridas no Brasil nas áreas políticas e econômicas, o então presidente Michel Temer vagou novas flexibilizações para a reforma trabalhista. Assim sendo, novos temas foram propostos, todavia não houve nenhum referendo para que a população brasileira pudesse ratificar ou rejeitar a respeito de uma proposta que realmente fosse benéfica para o governo, o patrão e o empregado. Por isso,esse projeto foi polemizado pela sociedade civil. (Desenvolve pouco as ideias centrais do parágrafo)

Um dos pontos em que houve maior discordância foi sobre o setor da terceirização, já que essa forma de trabalho não garante aos empregados a maioria dos seus diteiros e diminui os custos das empresas.Desse modo, o primeiro é desfavorecido em prol do segundo (Vírgula) o que não satisfaz o estado democrático da legislação trabalhista ,em razão de não haver uma lei especifica para a terceirização. A Proposta de Emenda à Constituição Constitucional (PEC) das domésticas, promulgada pela ex- presidente Dilma Rousseff, favoreceu essa classe trabalhista que tanto lutou por seus direitos. Nessa (PEC) esses empregados passam a ter os mesmos direitos dos outros trabalhadores e que deveriam ser efetivados para os terceirizados. (Desenvolvimento limitado)

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) deve regular e fiscalizar as reformas trabalhistas, (Sem vírgula) propondo junto á à população referendos para que os cidadãos possam participar das decisões a serem tomadas pelos governantes. Assim, a classe trabalhadora poderá exercer o seu labor com dignidade e com democracia para que os sistema trabalhista não seja opressor como dizia o escritor irlandês Oscar Wilde: "O trabalho é a praga das classes opressoras´´. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


O desenvolvimento de ideias está limitado. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200