- Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 24/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O livro ''A Metamorfose'', do escritor Franz Kafka, relata o cotidiano do jovem Gregor Samsa que sustenta a sua família, isto é, trabalha excessivamente para garantir o alimento e quando não pôde mais realizar essa tarefa foi descartado da sociedade. É inegável que na era contemporânea a reforma trabalhista trará como consequências uma mão de obra de baixa remuneração e exaustiva, com tal característica como ocorreu ao personagem de Kafka, tornando as leis trabalhistas insuficientes para garantir a sobrevivência e o bem estar. (Boa introdução)

Primeiramente, é necessário ressaltar que a reforma trabalhista tornará o trabalhador um competidor. No período colonial o escravo estava preso a um sistema em que a produção insuficiente era motivo para castigos físicos. É notório que a competição estabelecida entre os trabalhadores por mercado de trabalhos aliados a um esforço físico intenso e menos remunerado comprometerá tanto a saúde física e mental, quanto tornará as relações sociais um problema nacional, sobrepondo o individual acima do coletivo.

Ademais, essa reforma deixou o Estado violento, visto que as instituições que deveriam promover uma sociedade coesa, acabou se voltando contra os trabalhadores em prol dos benefícios obtidos pela elite (Desenvolva mais essa ideia no texto), ou seja, as grandes corporações lucrarão mais com a falta de pagamento do décimo terceiro (Reveja essa informação) e a divisão de férias em duplo pagamento. Antes, todavia, de se aplicar essa reforma era preciso contatar os trabalhadores, (Sem vírgula) que precisavam estar bem compactuados com essas mudanças, como advertiu Maquiavel, em ''O Príncipe'', para conhecer as armadilhas e afugentar os lobos.

Torna-se evidente, portanto, que a reforma trabalhista é um infortúnio social. Para resolver esse problema, o Estado como promovedor do bem comum deve tornar as leis trabalhistas mais amplas e democráticas. Além disso, as instituições brasileiras, como os bancos e as empresas privadas, tem o débito de valorizar o trabalhador acima do lucro, para que se tenha uma melhor qualidade de vida e uma relação entre patrão e funcionário mais prudente. Por fim, é fundamental que os indivíduos, como voluntários, fiscalizarem se existem trabalhadores sobre serviços exaustivos no Brasil e, posteriormente, caso ocorra, denunciar a órgãos internacionais. Só assim, (Sem vírgula) a reforma deixará de ser um problema e muitos brasileiros, a exemplo de Gregor Massa (?), não serão descartados.

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, embora algumas tenham sido pouco desenvolvidas no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200