Fim da proteção de Vargas - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 23/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Durante o período em que Getúlio Vargas esteve governando o Brasil, a industrialização se intensificou no país e, com isso, uma nova classe de trabalhadores crescia cada vez mais: os operários. Vargas, visando garantir dignidade e justiça aos trabalhadores, instituiu alicerces trabalhistas, dentre os quais se destaca a Consolidação da Leis Trabalhistas (CLT), instaurando, assim, os direitos trabalhistas. Contudo, tais direitos que outrora foram outorgados por Getúlio, encontram-se ameaçados pela Reforma Trabalhista. 

No que tange à tal reforma, observa-se que serão efetuadas sérias mudanças nas leis trabalhistas que enfraquecerão os direitos do trabalhador. Quanto a esse aspecto, se destaca a promoção de maior flexibilidade na relação do empregador com o empregado, flexibilidade essa que será pautada em negociações. O descanso do trabalhador durante a jornada de trabalho, bem como as férias – direitos incontestáveis, até então, na CLT – com a reforma trabalhista poderão ser negociados. O mesmo se aplica as remunerações do funcionário, que outrora deveriam corresponder ao piso salarial da categoria. Na prática, tais alterações configuram benefícios somente para o empregador, visto que esse, por ter mais autoridade, definirá as condições da suposta negociação e buscará por funcionários que as aceite. Não haverá negociação (Cuidado ao fazer tal afirmação), haverá imposição de vontade e o trabalhador que não se submeter poderá buscar por outro emprego em um país que o desemprego tem crescido cada vez mais.

Ademais, com a reforma trabalhista a carga horária de trabalho diária antes limitada a 8 horas, poderá ser de 12 horas. Recentemente, a "Rumo Logística" foi denunciada pelo fato de haver na empresa funcionários que cumpriam uma jornada de trabalho de 56 horas semanais, sendo 34 horas cumpridas em dois dias seguidos. Se com a CLT atual em vigor, (Sem vírgula) encontram-se empresas que infringem as leis trabalhistas, mudanças como o aumento da carga horária proposta na reforma enfraquecerão o pudor desses empregadores para com essas leis, permitindo que condições desumanas de trabalho sejam propostas e impostas.

Infere-se, portanto, que a reforma trabalhista representa um enfraquecimento dos direitos trabalhistas. Diante disso, urge que a sociedade e trabalhadores denunciem condições ilegais de trabalho que tomarem conhecimento. Ademais, se fará necessário que o Ministério Público do Trabalho fiscalize as contratações e negociações das empresas a partir do vigor da reforma, para que, no mínimo, haja justiça nas relações trabalhistas. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


O texto apresenta um bom desenvolvimento. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200