“Proletários de todo o mundo, uni-vos” - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 22/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A aprovação da reforma trabalhista pelo Senado trará aos trabalhadores brasileiros mudanças, em geral, prejudiciais. As alterações nas leis trabalhistas trazem como alguns dos impactos: A a flexibilização da jornada de trabalho, menor remuneração, diferentes formas de contratação, modificação das normas de saúde e segurança, desobrigação da contribuição sindical e traz limitações para a Justiça do Trabalho. Essas ações colocam o trabalhador em condições físicas e psicológicas desumanas, que ao invés de melhorar a economia brasileira, que é o objetivo do atual presidente, fazem com que o índice de desemprego aumente e cria, na maioria da população, sentimento de discórdia. (Boa introdução)

A terceirização como forma de contratação e a desvinculação do empregado ao sindicato o deixará mais frágil no ambiente trabalhista e submisso ao seu empregador. Segundo, (Sem vírgula) a tese do sociólogo Émile Durkhein sobre a coesão social e solidariedade mecânica, em específico, a desagregação do tecido social, e a teoria da alienação do alemão Karl Marx (Fale sobre essa teoria no texto), é possível afirmar que ao se colocar o empregado em um ambiente na no qual ele não sabe exatamente para quem trabalha e na qual que se tem a ausência de relacionamento interpessoal amigável, como com pessoas do mesmo sindicato ou que se encontram na mesma situação, o empregado tende a ser tornar mais vulnerável, levando a sua eficaz dominação e a submissão ao seu líder capitalista.

Outrossim, a reformulação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) beneficiará os empresários, que têm como objetivo o lucro e mão-de-obra barata, enquanto os trabalhadores perderão seus direitos, como o salário equivalentes ao cargo, uma vez que a empresa contratante buscará aquele que aceitar a menor remuneração (Como assim?). Logo, essas mudanças trarão retrocesso ao país, isto é, o número de trabalhos informais aumentará, e com ele,  (Sem vírgula) o trabalho escravo contemporâneo, (Sem vírgula) dos quais serão as alternativas encontradas por milhares de pessoas na busca de condições de vida melhores.

Em suma, faz-se necessário que as pessoas tenham uma reeducação política, ou seja, que elas aprendam a votar em candidatos que beneficiará sua classe e não favoreçam a si próprios, para isso  o Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza em seu site nos anos de eleições a lista dos candidatos, bem como suas benfeitorias, propostas e porcentagem de aprovação. Os trabalhadores (Vírgula) juntamente com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Justiça do Trabalho, devem lutar na tentativa de reverter o processo, promovendo manifestações, baixo assinados e conscientização midiática, aderindo na prática a célebre frase de Karl Marx: “Proletários de todo o mundo, uni-vos”.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, embora tenha alguns problemas de construção. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200