Lei da Modernização Trabalhista - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 21/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O assunto acerca da reforma trabalhista tem sido longamente debatido em 2017. Essa reforma traz mudanças bastante questionáveis, (Sem vírgula) na ampliação da tercerização, na duração da jornada de trabalho, nos acordos de rescisão, na atuação dos sindicatos e muitas outras. (Desenvolva mais o tema no parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Entre as mudanças mais debatidas está a da ampliação da tercerização. A polêmica já começou quando a Lei da Tercerização for aprovada em março deste ano (Como assim?) e passou a permitir a contratação de tercerizados para exercer também a atividade fim nas empresas.A tercerização banaliza as relações de trabalho, por torná-la ainda mais distante (O que seria isso? Desenvolva mais essa ideia no texto) e desvaloriza o trabalho do empregado (Vírgula) pois a empresa tercerizada, como intermediária, acaba absorvendo parte da remuneração do empregado. (Discussão limitada)

Outro ponto polêmico é o da duração da jornada de trabalho e períodos de descanso, (Sem vírgula) que agora podem ser acordados entre patrão e empregado. Essa "liberdade" é totalmente incoerente, pois o empregado vive em relação de hipossuficiência perante ao seu empregador. O trabalhador que precisa do emprego para sua subsistência não terá como recusar-se a aceitar alterações em sua jornada. (Discussão limitada)

Por fim, vale dizer que vivemos em um país onde muito dos direitos trabalhistas mais básicos só são garantidos no tribunal (Cuidado ao afirmar isso), num país onde ainda existe trabalho análogo ao escravo. E é nesse contexto que a reforma trabalhista é também chamada de Lei da Modernização Trabalhista (Como assim? Essa afirmação não evoca a ideia presente no período anterior), mas basta olhar um pouco mais de perto pra ver que, na verdade, elá ela não passa de um grande retrocesso (Essa ideia de "retrocesso" não foi desenvolvida no texto).

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, articule mais as ideias que você apresenta no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200