- Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 21/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Depois de um longo período sem mudanças nas leis trabalhistas (Vírgula) a reforma trabalhista foi sancionada pelo presidente Michel Temer. Como a Reforma na Previdência, as alterações são questionadas, pois não houve muito tempo de ser debatida e apresentada para a população com antecedência gerando muitos protestos contra. (Desenvolva mais as ideias. Apresente a tese)

A Reforma é apresentada para a população como flexível, prometendo tornar a vida do empregado mais prática e com opções, o que realmente acontece em alguns pontos, dando liberdade para o próprio negociar com o empregador e mudar sua rotina. Com a Reforma as férias podem ser divididas em até três vezes, a menor parte com o período de quinze dias, a jornada de trabalho pode chegar a doze horas com um dia e meio de descanso e podendo até voltar do horário de almoço mais cedo para ser descontado na hora da saída. (Apenas expõe, não articula as ideias de modo a construir um argumento)

Com as novas mudanças, o empregado que entrar com uma causa e não ganhá-la a causa terá que arcar com os gastos do processo, sem levar em conta que o próprio às vezes não tem condições financeiras para solicitar um advogado, tendo apenas a opção de um defensor, já o empregador na maioria das vezes tem recurso financeiro (Reformule esta ideia). A polêmica terceirização permite que uma empresa possa terceirizar os serviços da outra, as leis trabalhistas protegem quem é CLT, para que não seja contratado como terceirizado e em dezoito meses o empregador não pode fazer essa transição, o que não pode ser modificado em curto prazo e não garante que a maioria possa se terceirizar em longo prazo. (Reveja essas informações) Os sindicatos, modelo que existe desde a Revolução Industrial, poderá negociar com as empresas, representando um conjunto de empregados.

As mudanças na flexibilidade de carga horária exposta pelas novas leis, (Sem vírgula) já são praticadas em muitas empresas, (Sem vírgula) mesmo antes de ser aprovada, dando a impressão que o trabalhador está adquirindo direito. Apesar do descanso de um dia e meio, um dia de trabalho de doze horas é quase escravo e não compensador para o empregado. A Reforma deve ser mais equilibrada e focada no empregado, deve protegê-lo e  dar  assistência nos processos contra às empresas e arcar com os gastos. A terceirização deve ser anulada da reforma, pois retira direitos do funcionário que for contratado como terceirizado e dificulta as fiscalizações dos órgãos responsáveis de fiscalizar o trabalho terceirizado. As negociações devem ser individuais e não representadas por sindicatos, pois cada um será representado por si próprio. (Apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto e articule as ideias que são apresentadas  para evidenciar o seu posicionamento acerca do tema. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200