- Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 21/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No que se refere á  à reforma trabalhista, é possível afirmar que a economia brasileira se encontra em situação drástica. Isso se evidencia não só pelo pela queda do Produto Interno Bruto (PIB perda do poder de consumo do empregado (Ficou confuso. Reformule), mas também pela alta carga horária e a terceirização dos serviços nas empresas. Nesse sentido, convém analizarmos (Evite primeira pessoa) as principais causa e soluções dessa problemática. (Desenvolva mais as ideias, visto que estão limitadas. Apresente a tese)

Com tudo Contudo, o mercado brasileiro e internacional, (Sem vírgula) têm como principal lema o consumismo, buscando influenciar o cidadão através das mídias, e temos como principal participante o trabalhador,(Ponto final) Pode-se Podemos destacar, (Sem vírgula) a queda da economia brasileira, o alto índice de desemprego, mas também a baixa remuneração salarial que hoje é de 935 reais e apartir a partir  de 1 de janeiro de 2018 vai ser de 979 de acordo telejornais e sites como UOL e VEJA, como fator determinante para o baixo poder de consumo do trabalhador, além ainda das situações de trabalho ficarem cada vez piores. (Ideias confusas. De que modo as ideias presentes neste parágrafo se relacionam com as ideias apresentadas na introdução? Reformule)

Além disso, a terceirização contribui de forma considerável, (Sem vírgula) para a vulnerabilidade do trabalhador a situações em que coloque o seu emprego em risco, como trabalhar em situações insalubres (Dê exemplos), como também sofrer ofenças racistas, orientação sexual, culturais, podendo contribuir a subir o numero de desempregados que hoje se encontra na casa dos 13,5 milhões. Contudo, o indivíduo ficar sem poder denunciar ou sem saber o que fazer, (Sem vírgula) por falta de orientação da sua empresa prestadora de servições serviços a outra que está recebendo (Como assim? Reformule, pois está confuso), e os direitos que não são cumpridos pelo empresarial.

Dessa forma, é preciso o Ministério do Trabalho juntamente com o da Fazenda cobrar  cobrem atráves de anúncios em rádio, televisão e propagandas publicitárias melhores condições de trabalhos para os cidadãos (Quais seriam as condições de trabalho ideal? Dê exemplos). (Sem ponto final) e,também, uma legislação que assegure o direito do trabalhador como horas de descanso, férias, para que ele possa ter poder de consumo e contribuir para que o PIB da economia brasileira possa voltar a subir novamente. (Ideias do parágrafo de conclusão e proposta de intervenção pouco desenvolvidas)

Comentários do corretor


Reveja coesão e coerência, visto que há problemas na construção de sentido no texto. Além disso, faça um projeto de texto, pois isso auxiliará no desenvolvimento das ideias. Continue exercitando a sua escrita,


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200