Reforma trabalhista, uma discussão social - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 20/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Diante da crise econômica, política e social, debater sobre a reforma trabalhista tem demonstrado duais posições. Tal realidade direciona argumentos contra e a favor às mudanças propostas pelo Governo. Conquanto, essa discussão abrange aspectos de cunho histórico, pois envolvem normativas definidas pelo ex-presidente Getúlio Vargas e o desenvolvimento econômico do Brasil. Além disso, existe um conflito social acerca desse processo, pois não há um diálogo incisivo entre Estado e população.

Essa reformulação, segundo especialistas, pode trazer negativas ao trabalhador (Por quê? Desenvolva essa ideia no texto). Além disso, embora defensores apontem benefícios de melhores salários, proteção contra demissões e outros; as críticas configuram consequências em demasiado, como: propensão à horas exaustivas de trabalho, maior negociação entre empregado e a empresa – possibilitando, dessa forma, tomadas de decisões mais injustas e, por conseguinte, um afrouxamento em assegurar os direitos trabalhistas.

Então se percebe um cenário no qual carece de informatividade. No entanto, a sociedade obtém, em sua grande maioria, informações pelos jornais televisivos. E estes são alvo de críticas por tomarem partido político e não repassarem informações coerentes e justas aos cidadãos. Por isso, cria-se uma problemática, porque além da mídia apresentar teores corruptíveis por parte da governança, a percepção populacional é notar um aproveitamento dessa crise política para tentar mudar direitos já adquiridos. (Desenvolva mais)

A reforma trabalhista é importante para o futuro do país e os defensores da bancada governista argumentam pela necessidade em melhorar as normativas contidas na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Porém, muitos especialistas apontam críticas que desagradariam os trabalhadores. Por isso, é imprescindível um desenvolvimento dialogável junto à sociedade (De que modo isso seria possível?), colocando-a como protagonista nessas decisões. Contudo, o Estado e o poder midiático precisam integrar ações focadas no diálogo e transparência e, assim, permitir uma participação do povo brasileiro.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, mas necessitam de mais desenvolvimento, uma vez que estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200