Não é de hoje que a luta de classe entre proletariado e burguês ganha enfoque. Vários estudiosos estudaram esse fenômeno social, mas o trabalho que mais explanou essa temática foi o de Karl Marx, cuja teoria disserta que a luta de classe é o meio que a sociedade dispõe contra o modo de produção imperativo. Com esse diapasão, no relevo atual, tem-se a reforma trabalhista sancionada pelo presidente Michel Temer; matéria que é objeto de discussão por vários estudiosos, tendo os que são a favor e contra as modificações nesse texto normativo.
Na primeira vertente encontra-se os que defendem que as mudanças na Consolidação das Leis Trabalho (CLT) serão benéficas para a sociedade, pois o direito se modifica ao passo que os costumes e princípios morais é são vistos com outros olhos pelos cidadãos. Diante dessa análise, vê-se o empreendorismo e a atividade industrial ficarem prejudicados com a crise econômica, haja vista, (Sem vírgula) a dificuldade encontrada pelos empregados e empregadores na fomentação de acordos individuais, (Sem vírgula) que impediria as demissões do laborado. Assim, a reforma impactará de forma positiva nesses setores, porque foram regularizadas atividades como o teletrabalho, terceirização e o exercício autônomo. Ademais, dentre as mudanças, houve a facilitação do acordo individual entre laborado e empresário.
Já a segunda tese, (Sem vírgula) posiciona-se contra, pois, o artigo normativo, vai contra os ditames constitucionais de 1988, em primordial o preceituado no Art 6°, que dispõe sobre os direitos sociais. Com essa linha de raciocínio, os principais pontos que se coaduna contra o trabalhador são: a possibilidade de estender para 12 horas o trabalho, a perda do vínculo empregatício e o endurecimento para a concessão de férias. Desta forma, seguindo a teoria de Kelsen (Vírgula) a reforma do trabalho é inconstitucional, (Sem víirgula) pelo conflito com a Carta Magna de 1988.
Destarte, apesar dos pontos positivos no texto normativo, não podemos negar a penalização dos direitos do laborado e a amplitude da autonomia do burguês. Sendo assim, faz-se necessário, (Sem vírgula) medidas na seara jurídica pelo Superior Tribunal Federal, para realização do controle de Constitucionalidade, que trará para sociedade princípios primordiais pertinentes a um Estado de Direito. Outrossim, a mídia deve propagar em seus telejornais sobre a consolidação das Leis Trabalhistas, de maneira a evidenciar os seus principais pontos. Isso, (Sem vírgula) fará aflorar o senso crítico das pessoas em se reunir para organizar manifestações coletivas em que prol dos seus direitos.
Comentários do corretor
Reveja pontuação. Além disso, articule mais as ideias apresentadas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |