- Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 18/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A melhoria significativa nas condições de trabalho e nas leis laborais nas últimas décadas, (Sem vírgula) se deve pincipalmente a iniciativa dos trabalhadores em exigir melhores direitos trabalhistas, seja por mobilizações ou pelas greves. Para diminuir o número de desempregados e tentar diminuir o defit orçamentário brasileiro, a nova reforma trabalhista é aprovada. Nesse sentido, convém analisarmos a efetividade dessa proposta que vem dividindo opiniões no Brasil. (Boa introdução)

Aprovada em 27/04/2017, visando (Vírgula) dentre outros pontos, o estreitamento da relação empregador-empregado, mediante acordo entre os mesmos (Use os mesmo quando houver sentido de igualdade), como parcelamento de férias, (Vírgula) que antes só era possível até duas vezes, e passaria a ser três, além da possibilidade do aumento da jornada de trabalho de oito para doze diárias (o que já é comum em hospitais e empesas de vigilância), com acréscimo de salário, permitindo que o trabalhador tenha a opção de ganhar, ficando mais na empresa.

Outra medida dessa reforma é a possibilidade de terceirização de todas as atividades, mas garantindo que os trabalhadores terceirizados terão os mesmos direitos que os efetivos na empresa, como uso ambulatorial, alimentação e segurança. Entretanto, isso não acontece. Como afirma o economista Fernando Paixão, (Em caso de citação, use aspas para indicar o pesamento de outrem) o objetivo principal de terceirizar o trabalhador, é diminuir os custos de contratação em relação a CLT, objetivando diminuir a taxa de desemprego no país, permitindo que mais pessoas tenham poder de compra aquecendo assim, à a economia nessa época de crise.

Somando a isso, é importante salientar que essa reforma divide opiniões. Em entrevista ao site exame.com, o economista da Fundação Getúlio Vargas, Andre Portela, a favor da reforma, defende que a facilidade do empregado barganhar com o empregador, (Sem vírgula) não tira direitos (Vírgula) mas sim, (Sem vírgula) os amplia. Por outro lado, a medida é criticada por Fernando Paixão, afirmando que “dizer isso, é supor que todas as empresas tenham o mesmo vínculo com o empregado, o que não é verdade”.

Diante da atual crise econômica e trabalhista brasileira, a nova reforma trabalhista é uma nova ferramenta para tentar lidar, a curto prazo, com esse problema, aumentando as contratações de empregos fixos e temporários. Outra medida, (Sem vírgula) seria reduzir significativamente não só os salários dos políticos, incluindo o do próprio presidente, mas também seus benefícios comoplanos como planos de saúde para familiares, a até passagens aéreas para os cônjuges dos mesmos, entre outros. Esses cargos deveriam receber só o suficiente para que eles possam exercer a posição política no Brasil. 

Comentários do corretor


Reveja pontuação. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200