Com a aprovação das novas leis trabalhistas, muita polêmica se instalou na cabeça das pessoas. Esta reforma passou a legalizar práticas que já eram feitas, as polêmicas vieram, provavelmente, por falta de informação. (Apresente mais o tema no parágrafo de introdução)
Muitos dos trabalhadores brasileiros, devido à a formação escolar de baixa qualidade, têm criticado as reformas aprovadas recentemente (Vírgula) alegando perdas de direitos ou que serão explorados. (Desenvolva mais)
As novas leis que serão implementadas passaram a regulamentar prática que antes precisavam de acordo entre patrão e empregado, um exemplo do que já acontecia é a jornada 12 por 36 nos hospitais ou empresas de segurança particular (Explore isso por meio de fatos), outro exemplo é o fracionamento das férias. (Desenvolvimento limitado)
Assim, com as reformas, as empresas vão diminuir custos com processos trabalhistas e terão mais diálogo com os funcionários. Ponto importante é a necessidade dos trabalhadores adquirirem conhecimentos sobre seus direitos, estudarem mais (Como isso é possível diante da desigualdade social do país?). As reformas vão beneficiar principalmente os mais capacitados. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
O texto apresenta desenvolvimento precário. Logo, reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusao). Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |