Reforma Trabalhista - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 15/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Um dos assuntos (Vírgula) atualmente, é a reforma trabalhista, que prevê mudanças para empregadores e trabalhadores. Caracterizada pela intenção de organizar contas públicas, estimular a economia, (Sem vírgula) e gerar empregos. (Apresente a tese. Apresente, também, outros fatos que podem ajudar no desenvolvimento do texto)

A nova legislação trabalhista mantem pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), (Sem vírgula) que não podem ser alterados ou retirados por convenção coletivas, que são eles: normas de saúde, segurança e higiene do trabalho. Também não permite a mudança do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), décimo terceiro salário, seguro-desemprego e salário-família (Vírgula) que fazem parte dos benefícios previdenciários. São mantidos o pagamento do adicional por hora extra, licença-maternidade e aviso prévio proporcional ao tempo de serviço.

A terceirização e a contratação de autônomos é uma das principais modificações da reforma trabalhista. O processo de terceirização é quando uma empresa contrata outra para prestar um serviço específico. Já em contratações de anônimos permite os mesmo direitos de um trabalhador assalariado. (Discussão limitada)

As transformações previstas, decorrente dessa nova legislação, pode por fim da obrigatoriedade da contribuição sindical. Trabalhadores podem optar para não contribuir ao tributo. Outra questão é em relação a possível elevação do trabalho análogo ao escravo, descrito por quatro elementos: condições degradantes de trabalho, jornada exaustiva, serviços através de fraudes e servidão por dívidas. Procedentes de trabalho terceirizado em condições subumanas sem fiscalização dos agentes de Estado.

Contudo, toda transição tem que ser realizada com muita cautela, respeitando os direitos humanos. Analisar propostas de forma clara e objetiva, evitando qualquer forma de precarização ou destruição de direitos sociais. (Apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reveja coesão, coerência e pontuação. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200