Reforma trabalhista avanço X retrocesso - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 14/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sancionada recentemente pelo Senado Federal, a reforma trabalhista foi elaborada e votada as pressas, diferente da conquista da Consolidação das Leis dos Trabalhadores (CLT), em 1943. (Apresente outras ideias que possam, também, orientar na sua argumentação) Nesse sentido, faz-se necessário uma reflexão sobre questões da referida reforma, se por lado há o avanço na democratização da relação empregado-empregador, por outro existe o enfraquecimento das categorias sindicais. Em ambos os casos existe a necessidade de uma reflexão sobre a problemática.

Em primeira análise, cabe pontuar que a reforma trouxe mudanças significativas na estrutura da relação patrão- empregado, pois as alterações permitem a flexibilização e democratização dessa relação. Comprava-se isso, (Sem vírgula) por meio dos artigos N: 58, 59, 59-A, que dão autonomia as partes interessadas para negociar jornada de trabalho, fatiamento de férias, e horas extras. Dessa forma, vê-se que estes acordos são positivos para ambos. (Desenvolva mais esse argumento, uma vez que está limitado)

Ademais, convém frisar que os sindicatos foram enfraquecidos pela extinção da contribuição sindical obrigatória, pois tornou-se facultativo a filiação aos representantes dos trabalhadores, o que foi um retrocesso, pois os sindicatos lutam pelos direitos coletivos, melhores condições de trabalho e realizam acordos quando necessários. Uma prova disso, (Sem vírgula) está na conquista do 13 salário através de greves dos sindicatos, em 1953. Dessa forma, vê-se que o poder sindical precisa ser emponderado ao contrário do que está acontecendo.

Portanto, é imprescindível que a sociedade busque conhecer na íntegra os direitos e as mudanças na CLT, a fim de que possam exercê-los. Isso pode ser realizado através do MTE, expondo as mudanças e as conquistas em seminários realizados nas instituições empregadoras. Além disso, é essencial que o governo federal, sindicatos e ONG's, em parceria com a mídia fomente o pensamento crítico da sociedade, por meio de campanhas voltadas ao debate sobre a importância do sindicato fortalecida, nesse contexto cabe reafirma o pensamento de Platão que diz: "a paz no coração é o paraíso dos homens''.

Comentários do corretor


Desenvolva mais os argumentos que você apresenta no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200