Reforma trabalhista:faca de dois gumes - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 13/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

“Ninguém tinha a ousadia e a coragem de realizá-la”, disse o atual presidente do Brasil (Vírgula) Michel Temer, sobre a recente atualização da legislação trabalhista. Um dos pontos principais da reforma é que acordos entre patrões e empregados terão força de lei e, portanto, modificará de maneira substancial a CLT. (Apresente a tese)

A proposta modifica diversos itens da CLT e outras normas trabalhistas. O governo afirma que ela irá dinamizar a economia e criar novas vagas de emprego. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (Vírgula) no Brasil (Vírgula) existe cerca de 14 milhões de desempregados, e a maioria das pessoas que procuram emprego não o encontram. Uma das medidas tomadas pela reforma é o aumento do foco na terceirização, já que esses é um dos setores que mais emprega (Apresente fatos que comprove isso). Essa seria uma das medidas principais para reverter a crise que até então assola o país.

Apesar do cenário parecer animador para os desempregados (Vírgula) muitos não veem com satisfação essas mudanças principalmente os que já ocupam cargos de trabalho e talvez se sintam ameaçados pelos funcionários terceirizados que trabalham mais por um preço menor. A reforma possibilita essa mudança não apenas para atividades meio, mas também para atividades fim. Segundo especialistas (Vírgula) essa mudança deve causar dificuldades no combate ao trabalho escravo, já que será mais difícil identificar quem é o empregador. Além disso (Vírgula) a jornada de trabalho pode chegar a 12 horas diárias e o intervalo pode ser reduzido, o risco é que o aumento seja banalizado. (Discussões limitadas)

Para vias de análise (Vírgula) o objetivo apresentado pelo governo de geração de mais empregos parece algo positivo, mas quando analisamos mais a fundo as mudanças estabelecidas, talvez até mais pessoas estejam trabalhando, mas em subempregos, sem qualidade e sem ter muita opção. Num país conhecido como estado democrático, em nenhuma parte do país tal reforma teve participação do povo e, portanto, foi imposta, não foi devidamente discutida de forma jurídica. As leis trabalhistas precisam de reforma, mas não apenas com a participação de políticas (?) e empresários (Vírgula) e sim com a própria classe trabalhadora que são os principais afetados. (Apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reveja pontuação e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200