- Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 10/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A reforma trabalhista, sancionada pelo Presidente Michel Temer em julho de 2017 com intuito de modernizá-la (Não retoma nenhum termo citado anteriormente) de acordo com o século 21, tem agradado a muitos empresários, mas preocupa os trabalhadores que sentem seu direitos trabalhistas ameaçados. As propostas dessa reforma colabora com a flexibilização de alguns direitos que asseguram a classe trabalhista, objetivando reduzir os gastos das empresas com trabalhadores, visando (Vírgula) assim, aumentar seus lucros.

Dentre algumas propostas para reforma trabalhista que prejudicam o trabalhador, uma delas é a que o Presidente Michel temer trouxe a frente uma nova forma de trabalho, o trabalho intermitente, no qual o empregado ganha apenas pelo tempo trabalhado, ou seja, o empregado poderá ser chamado para trabalhar apena 10 dias em um mês e por consequência receberá apenas pelos dias que trabalhou. Essa proposta ameaça os direitos do trabalhadores, pois, não garante um salário mínimo mensal e pode deixar o empregado sem trabalhar por longos períodos e sem receber salário.

Outra proposta é a flexibilização da jornada de trabalho de 8 horas diárias para 12 horas de trabalho por 36 de descanso, o que reduz a prática de horas extras além de torná-las completamente exaustivas com a proposta de redução do horário de almoço e descanso para 30 minutos. O Presidente também propôs o fim da obrigatoriedade do pagamento de contribuições sindicais e viabiliza que a rescisão de contrato passe a ser feita na própria empresa sem intervenção sindicalista. Assim o trabalhador é o maior prejudicado, uma vez que, (Sem vírgula) os sindicatos são os defensores dos direitos dos trabalhadores e o trabalhador que desconhece seus direitos sofrerão com essa mudança.

Em vista do que foi apresentado, as propostas evidenciam que quem sofrerá com as consequências negativas da reforma trabalhista será apenas os trabalhadores, pois as mesmas (Só use as mesmas no sentido de igual) buscam apenas favorecer o crescimento econômico das empresas com a flexibilização dos direitos trabalhistas. Por conseguinte, quando se propõe uma reforma trabalhista, quem deve ser assegurado de todos os seus direitos é o trabalhador, pois empregos que não lhes oferecem nenhuma garantia ou proporciona jornadas exaustivas de trabalho nos remete a tempos antes a criação da CLT e não à modernização do século 21 . (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, mas limitadas no desenvolvimento. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200