Uma onda de dúvidas, questionamentos e insatisfações vêm tomando conta do país nos últimos meses. O motivo? As novas leis trabalhistas sancionadas pelo Presidente Michel Temer. E, como toda mudança, há aqueles que saem prejudicados. Centenas de trabalhadores brasileiros tomaram as ruas para reivindicar seus direitos (Vírgula) o que deixou ainda mais delicada a situação política do país. (O desenvolvimento do tema está limitado. Apresente a tese)
Uma lei que permitirá menos tempo de almoço, férias parceladas, demissão em comum acordo, demissão em massa sem autorização do sindicato, banco de horas negociado individualmente e alimentação, higiene pessoal ou troca de uniforme que deixará de ser consideradas parte da jornada de trabalho, seria em benefício de quem? Ao meu ponto de vista, dos trabalhadores que não é. (Evite esse tipo de construção no texto dissertativo-argumentativo)
Entretanto, as novas leis não virão para derrubar de vez empregados ou empregadores (Vírgula) mas acredita-se que elas possibilitarão abrir portas para uma melhoria na economia e na política do Brasil. Apesar de ficar claro que não foi a melhor solução para a maioria do país, ou seja, os trabalhadores que sofrerão o maior impacto dessa reforma. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
O desenvolvimento do tema, no texto, está limitado. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |