- Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 07/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Relativo a reforma trabalhista (Vírgula) é possível destacar tantos pontos positivos quanto negativos. Se por um lado existem aqueles que veem como uma boa alternativa para a crise que assola o país; (Vírgula) por outro, (Sem vírgula) há os que a enxergam com desconfiança e acreditam que a mesma é uma afronta aos direitos trabalhistas. (Desenvolva mais as ideias, uma vez que há limitação no desenvolvimento do assunto)

Essas reformas se processam em um ambiente e no contexto de uma das mais profundas crises econômicas que o país já viveu, com severo aumento do desemprego e de grave crise fiscal. São justificadas como necessárias para recuperar a competitividade da economia, reduzir o custo do trabalho, flexibilizar a capacidade de iniciativar (?) as empresas, recuperar os empregos, modernizar a legislação e o sistema de relações de trabalho, além de gerar equilíbrio fiscal.Vale prestar muita atenção ao fato de que mudanças como essas na legislação trabalhista, realizadas em período de crise e que visam a reduzir a proteção, aumentam a taxa de desemprego no curto prazo.

Ademais, não se observou nenhum efeito estatístico relevante quando essas mudanças foram implementadas em períodos de estabilidade ou expansão da atividade econômica (Como assim? Reveja essa informação).Para se pensar e debater as reformas e as mudanças no sistema de relações de trabalho, que deveriam ser orientadas para o fortalecimento dos sindicatos como instrumento de representação do interesse coletivo, devem ser observadas algumas diretrizes orientadoras, que norteiam a intervenção sindical: incentivar o diálogo e as soluções compartilhadas; valorizar e incentivar a negociação coletiva em todos os níveis (chão da empresa, local, setorial e nacional); fortalecer a representatividade sindical desde o local trabalho; promover as solução ágil de conflitos; assegurar segurança jurídica aos trabalhadores e empregadores (privados e públicos); orientar a harmonia e complementaridade entre o legislado e o negociado; favorecer aprimoramentos e/ou mudanças de processos, procedimentos e organização com caráter voluntário e incentivo para a adesão das partes. 

Dessa forma, é preciso procurar o que é melhor para a maioria do país. Nesse sentido, a reforma ainda precisa ser ampliada para gerar mais empregos. Contudo, o Ministério do Trabalho deve se manter atento realizando visitas periódicas as empresas que já utilizam serviços terceirizados, para assegurar-se de que os trabalhadores não sejam explorados pelas novas leis, mas para que possam exercer suas funções com segurança e dignidade

Comentários do corretor


Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois existem problemas para desenvolver as ideias ao longo do texto. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200