Com 74 anos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), ainda tem seus direitos ignorados e uma reforma trabalhista sem uma consulta social com certeza será um problema ser enfrentado pelos trabalhadores, por exemplo, o salário mínimo que muitas empresas relutavam a pagar, agora com reforma não tendo essa obrigação dificultando mais a vida do trabalhador podendo assim aumentar o desemprego. Tem-se pontos positivos como férias e sindicatos, mas são poucos pontos a favor. (Problemas na construção de sentido. Reformule as ideias apresentadas. Apresente a tese)
Sabe-se um dos pontos mais prejudiciais está na terceirização e nos prestadores de serviços agora a empresa pode mudar entre ter vários funcionários contratados e ter prestadores de serviços ou terceirizados podendo baratear a mão de obra não tendo obrigação com INSS e férias passando para terceira (?) essa obrigação, mas se o prestador serviço pode ser mais escolhido não tendo obrigações de INSS, FGTS,13° terceiro salário e só pagamento do serviço prestado. (Discussão limitada)
Como se vê, os direitos serão esquecidos passando a reforma a sua vigência e trabalhadores sofrerão com desemprego e salários baixíssimos que nem nova CLT poderá assegurar. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 220 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |