Você reformaria? - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 07/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil contemporâneo, a reforma das leis trabalhistas se faz necessária, trata-se de um modelo antigo de gestão entre empregado e empregador no qual os sindicatos possuem interesses apenas em contribuições, assim, pouco atuando em favor do seu real contribuinte. (Ideias limitadas. Apresente a tese)

Muito se discute a importância da reforma trabalhista, as teorias e hipóteses são diversas, por exemplo, quem protege a manutenção alega que haverá uma perda de direitos adquiridos como: FGTS, férias, décimo terceiro. Já por outro lado, quem atua favorável à mudança argumenta que é necessária uma flexibilização no elo trabalhista: patrão e empregado. Devemos considerar que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) foi criada em 1943, na época do Estado Novo, no governo Getúlio Vargas, e desde então já se passaram mais de 70 anos com a mesma lei.

É imprescindível insistir no fato de que a lei regulamentadora vigente está desatualizada, considerando que o mercado evoluiu significativamente a cada década e consequentemente temos uma lei que parou no tempo. Ao contrário de que muitos argumentam, a reforma não restringirá nenhum direito do trabalhador, apenas viabiliza uma forma de negociação que passa a ser direta apenas em duas partes, excluindo os sindicatos trabalhistas, esses que por sua vez, em grande maioria, apenas sugam dos contribuintes as contribuições (Redundância), em contra partida pouco ajudam no processo de trabalho.

Em suma, uma reforma trabalhista é necessária, pois o mercado já evoluiu para o século XXI e a lei que regulamenta continua na década de 40 do século passado, a flexibilização da geração de mão de obra é indiscutível, visto a modernização da indústria. (Apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reveja coesão e coerência, visto que há problemas na progressão de sentido no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200