- Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 06/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Avanços tecnológicos, realidade cultural, cituação situação econômica. Não são poucos os motivos que levam a necessidade de modificar, atualizar uma lei ou legislação. Em Julho de 2017 foi aprovada a reforma trabalhista que, embora formaliza-se pontos importantes, aparentou beneficiar mais o empresário e fragilizar os sindicatos. 

O diálogo é um dos fatores mais importantes na relação patrão e funcionário. Os acordos referentes a salário por produtividade, demissões entre outros, eram realizados em conjunto com o sindicato. Com a reforma esse aspecto passa ser individual. Porém, se o poder de barganha do empregado for inferior ao de seu superior, este pode precionar pressionar para que aquele aceite algo que não o irá beneficiar.

Além disso, os sindicatos poderão perder sua força. A participação de mesmo (?) em confrontos de interesse entre os empregados e empregador já foi diminuída. Agora é opcional o pagamento anual pelos contratados das empresas a estas associações. Renda que garantia o funcionamento e a proteção dos empregados. Nesta nova realidade as “organizações menores” podem entrar em extinção, (Sem vírgula) por não terem condições de sem manterem.

Protejer  Proteger as empresas e garantir seu funcionamento nesta crise aparenta ser um dos objetivos atuais dos políticos na reforma. Para contrapor a situação os funcionários devem permanecer unidos e exigir uma fiscalização por parte do governo para evitar possíveis abusos pelos patrões. Os sindicatos devem ter uma maior comunicação com os funcionários a fim de informá-los a respeito da importância que de permanecerem filiados a suas associações.
 

Comentários do corretor


Articule mais os fatos que são apresentados no texto, pois o seu desenvolvimento de ideias está limitado. Além disso, reveja coesão e coerência. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200