- Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 03/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No contexto atual, o objeto de discussão foi o sancionamento da reforma trabalhista pelo presidente Michel Temer. Nesse contexto (Use sinônimos), pode-se fazer alusão a teoria da luta de classe tendente entre a burguesia e proletariado, e segundo Karl Marx esses conflitos são vistos como impulsor que a sociedade dispõe contra o modo de produção imperativo. Sendo assim, ocorre a indagação dos que são a favor e contra o texto da reforma trabalhista. Dessa maneira, analisar e debate da matéria é fundamental em um Estado de Direito.

Os eruditos que são a favor do texto da reforma, (Sem vírgula) discorrem que ela será benéfica para a classe laborativa, pois a norma está condizente com a realidade da sociedade do século vinte e um. Assim, será regulamentado a terceirização do trabalho, o teletrabalho e o trabalho autônomo, que estimulará a criação de novos empregos, de forma a combater o desemprego que acomete 12 milhões de brasileiros. Outrossim, a nova lei trabalhista desmoraliza os esquemas sindicais fraudulentos que visão apenas o enriquecimento ilícito com o recebimento do imposto sindical que anteriormente era obrigatório. (Apresenta boas ideias, mas estão sendo discutidas)

Já os que são contra, (Sem vírgula) indagam que a reformulação da norma beneficia a classe burguesa e deixa a proletariada a mercê da autonomia do déspota. Vislumbra-se (Vírgula) nesse sentido, a perda de direitos do trabalhador como a não obrigatoriedade do vinculo empregatício. Além do endurecimento da Justiça Trabalhista para julgar lides envolvendo patrão e empregado, deixando para Justiça Civil alguns casos. Por esses motivos, os trabalhadores estão cada vez mais acuados diante do sistema impositivo que visa apenas garantir o lucro do empresário.

Destarte, medidas devem ser formuladas, (Sem vírgula) porque a norma trabalhista objetiva-se beneficiar somente o burguês. Desse modo, faz-se necessário a mídia propagar matérias jornalísticas sobre o tema, (Sem vírgula) para incentivar a nação brasileira a fomentarem movimentos coletivos contra a nova legislação. Ademais, a mobilização do Supremo Tribunal Federal é primordial para declarar inconstitucionalidade ao termo.


 

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, no entanto limitadas. Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, visto que isso auxiliará no encaminhamento das discussões. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200