Acolher sem escolher - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 23/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O deslocamento massivo de pessoas devido guerras e desastres naturais não é exclusivo do contemporâneo: ocorridas na antiguidade clássica, as migrações barbaras foi um movimento de deslocamento humano que fez com que populações de diversas partes do velho continente buscassem melhores condições de vida e migrassem para os domínios do Império Romano. Tal migração desencadeou, infelizmente, a xenofobia e o preconceito por parte de vários gregos, que fizeram uso do termo pejorativo "bárbaros" para se referirem aos imigrantes. Atualmente, mais de um milênio e meio depois, as guerras e violações de direitos dos civis se faz presente, gerando hordas de pessoas que se deslocam de seus lugares de origem em busca de refúgio e dignidade em outros Estados Nacionais. Por vezes, o refugiado acaba não sendo bem aceito e, ao invés de abrigo, se depara com preconceito e ódio. Baseado nisso, uma questão se faz necessária: como acolher refugiados e expulsar a xenofobia?

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o deslocamento humano atual, ocasionado por condições de perigo e vulnerabilidade, se equipara ao deslocamento ocorrido durante a segunda grande guerra (Vírgula) e cerca de 90% dos refugiados desta década se deslocaram do seu local de nacionalidade devido conflitos internos, como, por exemplo, formação de organizações terroristas e milicias. Ao fugir do terror, muitos refugiados acabam sendo bem inseridos, tornando-se parte economicamente ativa da sociedade. No entanto, nem todos os estrangeiros fugidos de conflitos conseguem o apoio desejado. Refugiados negros, com baixa escolaridade e vindos de países pobres são vítimas comuns da xenofobia. Para esse grupo de pessoas o dano é dobrado, pois sofrem tanto a violência no país de origem, quanto o preconceito e xenofobia no país de deslocamento.

Contudo, a situação parece ganhar fôlego, ao passo que os imigrantes recebem apoio de muitos países, como é o caso da Alemanha e da Turquia, que abriram as fronteiras para aqueles que necessitam de refúgio. Um bom ganho para o governo desses países, (Sem vírgula) será a renovação econômica e da força de trabalho. Além disso, essas nações ganham com o efeito "fuga de mente", quando existe um agregamento intelectual de pessoas vindas de outros países e que possuem um boa formação educacional, acadêmica e/ou profissional.

Fica claro, portanto, a necessidade de buscar caminhos que melhorem essa realidade. Crianças e adultos devem ser informados. Para isso, os Consulados devem, com apoio do governo de cada país, promover uma ampla campanha de conscientização. Isso deve ser feito tanto em escolas, junto com professores e sociólogos, quanto nas mídias de massa, como é o caso do rádio e da TV. Os pais devem mostrar aos filhos que o apoio ao necessitado é uma virtude inerente ao ser humano.

Comentários do corretor


O texto apresenta muitas informações, mas pouco desenvolvidas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200